FRENTE FRIA: Nuvens e rajadas de vento forte avançam pelo Vale do Sinos

O avanço de uma frente fria trouxe vento forte isolado a Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, na metade da tarde deste domingo (18). O risco de rajadas fortes de vento havia sido avisado pela MetSul mais cedo, que ainda alertou sobre a virada no tempo com chuva, raios e a chance de temporais isolados e granizo no Estado.

Rajadas de vento e nuvens mudam o tempo no Vale do Sinos na tarde deste domingo (18) | abc+



Rajadas de vento e nuvens mudam o tempo no Vale do Sinos na tarde deste domingo (18)

Foto: Joceline Silveira/GES-Especial

GRIPE AVIÁRIA: Sete barreiras sanitárias são instaladas em Montenegro para conter o foco de influenza

O sistema frontal começou a ingressar no RS pelo Oeste nesta manhã e a previsão é que o fenômeno alcance outras áreas do território gaúcho no decorrer do domingo.

“À medida que a frente avança para Norte e o Nordeste do Estado, a frente enfraquece e os acumulados de chuva diminuem. Por isso, os maiores volumes de chuva hoje – e que não devem ser muito altos na maior parte das cidades – devem ocorrer nas Metades Oeste e Sul gaúchas enquanto na Metade Norte gaúcha deve chover pouco na maioria das localidades, embora possa ter chuva forte localizada de curta duração”, descreve a meteorologista Estael Sias, da MetSul.

Risco de vento forte

Estael destaca há risco de rajadas de vento forte de 60 km/h a 80 km/h e isoladamente superiores perto de 100 km/h “uma vez que a frente tem ar quente em sua dianteira, com calor principalmente no Norte e no Nordeste do Estado”.

“Uma condição possível ou mesmo provável em ponto do Norte e do Nordeste do Rio Grande do Sul na tarde e noite de hoje é a frente chegar com pouca ou nenhuma chuva, mas acompanhada de vento moderado a forte e isoladamente mais intenso, ou seja, uma virada do tempo mais com vento do que com chuva”, alerta.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.