GRIPE AVIÁRIA: Barreiras sanitárias já estão em funcionamento na área do foco da doença

Ao longo do perímetro do foco da influenza aviária, em Montenegro, foram instaladas sete barreiras sanitárias. Os pontos de controle sanitário que servem para isolamento já estão em funcionamento em um raio de três a dez quilômetros do local onde os casos foram confirmados. O fim da montagem ocorreu neste domingo (18), sendo a ação do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (DDA/Seapi), em conjunto com a Patrulha Ambiental (Patram) da Brigada Militar e a Prefeitura do município.

Desinfecção de veículos para prevenção da gripe aviária | abc+



Desinfecção de veículos para prevenção da gripe aviária

Foto: Bruna de Bem/GES-Especial

Os pontos funcionam 24 horas, sendo duas barreiras localizadas na BR-386, no Posto de Pesagem da ANTT, outra na localidade de Vendinha, também na TF-10 no sentido Triunfo, e outras três em estradas vicinais, sendo uma de desvio.

LEIA TAMBÉM: Minas Gerais descarta 450 toneladas de ovos férteis provenientes de Montenegro

Inspeção

Cada veículo com carga animal, transportes de ração, leite, ovos, ou demais que circulam nas propriedades rurais, são encaminhados para desinfecção. A Patram utiliza até o auxílio de um drone para verificar a necessidade da inspeção que ocorre conforme a carga. “Se verifica se o veículo está restrito à rodovia ou teve acesso ao interior. Nenhum entra ou sai da área sem ser desinfetado. Isso impossibilita o vírus de sair do local e assim erradicar esse foco”, explica o soldado Edegar, da Patram.

Desinfeção dos veículos

A desinfecção dos carros, ônibus e caminhões ocorre com a limpeza com produtos químicos em todos os pneus. Voltando da Fenasul, em Esteio, com destino a sua hotelaria de cavalos, em Venâncio Aires, Fernando Sebem, 46 anos, teve seu veículo encaminhado para desinfecção. “Eu não sabia que esta ação estava acontecendo, mas eu acredito que dessa forma vai ser controlada a gripe aviária no nosso estado. É muito positiva a ação”, opina.

CONFIRA: Ovos de granja com foco do vírus estão rastreados, diz Mapa

As barreiras ocorrerão por tempo indeterminado. No último sábado, o Governo do Rio Grande do Sul declarou estado de emergência em saúde animal para fins de enfrentamento de focos de influenza aviária de alta patogenicidade – IAAP, em rebanhos avícolas com risco sanitário em Triunfo, Capela de Santana, Nova Santa Rita, Montenegro, Esteio, Canoas, Gravataí, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Cachoeirinha, Novo Hamburgo e Portão. O Decreto 58.169/2025 foi publicado no Diário Oficial do Estado com vigência de 60 dias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.