O Agente Secreto: filme com Wagner Moura é aclamado em Cannes

O cinema brasileiro voltou a brilhar no exterior com a estreia mundial de O Agente Secreto, longa dirigido por Kleber Mendonça Filho, que encantou o público presente no Festival de Cannes nesse domingo (18/5).

Protagonizado por Wagner Moura, o filme foi ovacionado com 13 minutos de aplausos, somando cinco minutos durante os créditos e mais oito após a exibição, segundo a assessoria de imprensa da produção.

Saiba a história do filme

Com estreia marcada para o segundo semestre de 2025 nos cinemas nacionais, O Agente Secreto está entre os concorrentes da mostra principal do festival francês e é apontado como um dos favoritos à Palma de Ouro deste ano.

O enredo se passa no Brasil de 1977 e acompanha a trajetória de Marcelo, um professor especializado em tecnologia que retorna ao Recife com a intenção de deixar para trás um passado turbulento. Porém, ele logo percebe que está sendo vigiado, e que a cidade não representa o refúgio que esperava.

Diretor fez discurso emocionado

Após a exibição, Kleber Mendonça Filho subiu ao palco visivelmente emocionado e fez um agradecimento aos profissionais que fizeram parte do longa:

“Quero agradecer a toda a equipe que fez este filme e tem uma pequena parte desta equipe aqui. Me sinto muito honrado em ter vocês aqui, foi uma grande experiência fazer O Agente Secreto. Queria agradecer a todos os atores e a toda equipe técnica. Muito obrigado!”, declarou o diretor.

Além de Moura, o elenco conta com nomes como Gabriel Leone, Maria Fernanda Cândido e Alice Carvalho. A recepção inicial por parte da crítica internacional tem sido positiva, com elogios à atuação, direção e abordagem narrativa.

5 imagens

Wagner Moura

Wagner Moura
Wagner Moura
Wagner Moura nos bastidores de novo filme de Kleber Mendonça Junior
1 de 5

Reprodução

2 de 5

Wagner Moura

Divulgação

3 de 5

Wagner Moura

Divulgação/CCXP

4 de 5

Wagner Moura

Reprodução/Instagram

5 de 5

Wagner Moura nos bastidores de novo filme de Kleber Mendonça Junior

Reprodução

Chances reais de prêmios

Caso mantenha o bom desempenho, O Agente Secreto pode não só conquistar prêmios em Cannes, como também entrar no radar da temporada de premiações internacionais de 2026.

O Brasil, inclusive, saiu vitorioso na última edição do Oscar, com Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, levando a estatueta de Melhor Filme Internacional. Na mesma cerimônia, Fernanda Torres conquistou a indicação a Melhor Atriz e venceu o Globo de Ouro na categoria de Melhor Atriz em Filme Dramático.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.