O que significam os números de cada geração do Porsche 911? 

964, 993, 996, 997, 991 e 992 são os números usados pela Porsche para identificar as gerações do 911. Mas eles têm um significado? Sim e não ao mesmo tempo. Muita gente fica confusa com essa designação usada pela marca alemã a cada lançamento de um novo Porsche 911. E fomos investigar.

Por mais glamuroso que possa parecer, não há nada de especial. Os códigos são usados internamente para identificar uma nova geração do Porsche 911. Mas não foi assim desde o começo. A primeira e a segunda geração, que duraram de 1964 a 1989, foram conhecidas como F-Series e G-Series, respectivamente.

Depois a Porsche passou a usar códigos para determinar a geração de cada 911. O primeiro a usar isso foi o 964 de 1989 (e que durou até 1994). E o que esse número significa? Nada de especial, apenas um código interno. É comum que as marcas usem esse tipo de designação, como o Fiat Uno era o 327 e o Palio o 328. Ou o VW Tera era o 246.

Novo Porsche 911 Carrera Coupé azul, visto de frente, com faróis acesos e andando em pista
Novo Porsche 911 Carrera Coupé [Divulgação]

Ou seja, é apenas uma designação interna para identificar um carro. A questão é que a Porsche não segue uma lógica de sucessão numérica de fato nos seus modelos. A quarta geração do 911, por exemplo, lançada em 1995, é internamente conhecida como 993, sendo sucedida pelo 996 de 1999 e pelo 997 de 2005.

Era de se esperar que o próximo modelo fosse chamado internamente de 998, certo? Mas não, o Porsche 911 lançado em 2012 se chama 991. E o atual, revelado em 2019, é o 992. Como o 993 é o nome do modelo de 1995, a próxima geração do clássico alemão deverá usar outro número ainda desconhecido, mas que começa por 9.

Porsche 911 Carrera GTS [Divulgação]

A Porsche e o número 9

Por conta do 911, a importância do número 9 se tornou gigantesca para a marca. Tanto que vários carros tem código interno com 9, como é o caso do Cayenne (955, 957 e 958, mas o atual é PO536). Ou o 718, que internamente se chama 982. Já o Macan é 95B com motor a combustão, enquanto o elétrico é XABBB1.

Essa escolhe pelo número 9 se deu justamente por conta da extrema importância do 911 dentro da linha Porsche. Afinal, é ele quem dita as regras visuais dos modelos da marca. Mas, por pouco, esse carro não teve outro nome.

Novo Porsche 911 GT3 [Divulgação]

Culpa da Peugeot

Origianlmente, o Porsche 911 se chamaria 901. Contudo, a Peugeot já tinha registrado todos os numerais com três dígitos e um 0 no meio. Ou seja, tudo desde 101, 102, 103 até 907, 908 e 909, pertence à Peugeot. Ou seja, 901 é da marca francesa, que bateu na porta da Porsche e explicou que o nome não poderia ser usado.

Como a marca alemã gostou da designação, só trocou o 0 por 1 e assim nasceu um dos carros mais clássicos do mundo. Contudo, por alguns meses, o Porsche 901 foi produzido e os exemplares com essa designação são extremamente raros e valorizados. E, claro, é impossível de confundir com um Peugeot.

Porsche 911 GT3 [Divulgação]

Você sabia já sobre o sistema de nome dos Porsche 911? Conte nos comentários. 


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