Samir Xaud será o único candidato à presidência da CBF

Samir Xaud será o único candidato à presidência da CBFRAPHAEL OLIVEIRA

O médico infectologista Samir Xaud, presidente eleito da Federação Roraimense de Futebol, registrou na manhã deste domingo (15) a única chapa para a eleição da nova presidência da CBF, marcada para o dia 25, na sede da entidade, no Rio de Janeiro.

Com apoio de 25 das 27 federações estaduais, apenas São Paulo e Mato Grosso ficaram de fora, e de 10 clubes, Xaud inviabilizou a candidatura de Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista, que contava com o apoio de cerca de 30 clubes, mas apenas duas federações. O estatuto da CBF exige no mínimo oito federações para o registro de uma chapa.

A partir do registro, não é mais possível mudar de lado no processo eleitoral. Salvo uma reviravolta judicial, Xaud será eleito por aclamação. O prazo final para inscrições é terça-feira (17), mas até o momento nenhuma outra chapa foi registrada.

Xaud tem 41 anos, é natural de Boa Vista (RR) e filho de Zeca Xaud, que comandou a federação local por mais de quatro décadas. Ele chegou a acenar com a possibilidade de adiar a eleição, marcada para um domingo com rodada do Brasileirão, mas a CBF resolveu a questão permitindo a votação remota.

Nos bastidores, Xaud conseguiu reverter apoios importantes. Vasco foi o primeiro clube a migrar para sua base, seguido por Botafogo, Volta Redonda, Grêmio e Palmeiras. Amazonas, Criciúma e CRB, que haviam assinado a nota conjunta de apoio a Reinaldo, também mudaram de lado.

Apesar de ainda não apresentar um plano detalhado de gestão, Xaud tem mencionado possíveis mudanças no calendário e melhorias na arbitragem. A eleição ocorre em um momento de intensa movimentação política nos bastidores do futebol nacional.

The post Samir Xaud será o único candidato à presidência da CBF first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.