Tempo muda no RS com chegada de frente fria e vento de 97 km/h

Uma frente fria chegou ao RS na madrugada deste domingo (18) com vento de 97 km/h. O fenômeno começou a ingressar pelo Oeste do Estado e “vai avançar pelo território gaúcho ao longo do dia com chuva, raios e o risco de temporais isolados em que não se pode descartar granizo e vento forte localizado”, segundo a meteorologista Estael Sias, da MetSul Meteorologia.

Tempestades severas foram causadas por esta mesma frente fria em áreas da Argentina e Uruguai nas últimas horas.

GRIPE AVIÁRIA: Sete barreiras sanitárias são instaladas em Montenegro para conter o foco de influenza

Chegada da frente fria

De acordo com a meteorologista, o sistema frontal chegou ao RS com chuva e temporal entre 6h e 7h. A estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em Quaraí, registrou as rajadas de quase 100 km/h. No local, a temperatura caiu 15ºC.

Até 45 milímetros de chuva haviam sido registrados em Itaqui até as 9 horas de hoje.

LEIA TAMBÉM: Greve marcada para segunda-feira está mantida? Veja o que diz o Sindicato dos Professores de Novo Hamburgo

Como fica o tempo no RS neste domingo

Nesta manhã, a chuva atinge parte do Oeste, do Sul e parte do Centro do RS. Da tarde para a noite, a instabilidade avança e alcança outras áreas do território gaúcho.

“À medida que a frente avança para Norte e o Nordeste do Estado, a frente enfraquece e os acumulados de chuva diminuem. Por isso, os maiores volumes de chuva hoje – e que não devem ser muito altos na maior parte das cidades – devem ocorrer nas Metades Oeste e Sul gaúchas enquanto na Metade Norte gaúcha deve chover pouco na maioria das localidades, embora possa ter chuva forte localizada de curta duração”, diz a MetSul.

No Norte e no Nordeste, onde se encontra a Região Metropolitana de Porto Alegre, a previsão é de que a chuva chegue ao longo da tarde ou no começo da noite.

“Com a frente mais fraca e menos organizada, a chuva tende a ser irregular e o cenário de não chover em alguns pontos mais ao Nordeste gaúcho não é afastado.”

Risco de vento forte

Estael destaca há risco de rajadas de vento forte de 60 km/h a 80 km/h e isoladamente superiores perto de 100 km/h “uma vez que a frente tem ar quente em sua dianteira, com calor principalmente no Norte e no Nordeste do Estado”.

“Uma condição possível ou mesmo provável em ponto do Norte e do Nordeste do Rio Grande do Sul na tarde e noite de hoje é a frente chegar com pouca ou nenhuma chuva, mas acompanhada de vento moderado a forte e isoladamente mais intenso, ou seja, uma virada do tempo mais com vento do que com chuva”, alerta.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.