ALERTA: Inmet publica 3 avisos para “chuvas intensas” no Rio Grande do Sul

A chuva chegou ao Rio Grande do Sul e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para novos episódios de instabilidade nas próximas horas. Os avisos meteorológicos são válidos entre esta segunda-feira (19) e a manhã de terça-feira (20). 

ALERTA: Inmet publica 3 avisos para "chuvas intensas" no Rio Grande do Sul  | abc+



ALERTA: Inmet publica 3 avisos para “chuvas intensas” no Rio Grande do Sul

Foto: Inmet/Reprodução

O primeiro alerta é amarelo (perigo potencial). O aviso é válido para a Campanha, parte da Fronteira Oeste e do Sul do Estado, entre as 17 horas de hoje e as 3 horas de terça-feira. Essa área pode ter chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de vento de 40 a 60 km/h. 

CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NA COMUNIDADE DO ABCMAIS NO WHATSAPP

O segundo comunicado é laranja (perigo) e válido para parte da Fronteira Oeste, do Centro e do Norte do RS. Essas regiões em destaque podem ter chuva de até 100 mm por dia e ventos de até 100 km/h. Também há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

O último alerta é amarelo e estará vigente entre as 21 horas desta segunda e o meio-dia de terça. O Inmet alerta para chuva de até 50 mm/dia e ventos de até 60 km/h no Centro, Leste e na Serra gaúcha.

LEIA TAMBÉM: Polícia investiga acidente com morte de familiares de Mano Menezes; saiba o estado de saúde dos feridos 

Previsão para os próximos dias

De acordo com a MetSul Meteorologia, uma segunda rodada de instabilidade vai trazer chuva para o Rio Grande do Sul entre esta segunda e a terça-feira. Entre a madrugada e a manhã desta terça-feira, a instabilidade avança para a Metade Norte gaúcha. Desta forma, há maior probabilidade de chuva na região metropolitana de Porto Alegre no começo da terça-feira. No decorrer do dia, uma massa de ar frio vai ingressar e a tendência é de melhora do tempo com o retorno do sol, que aparecerá entre nuvens.

CONFIRA: GRIPE AVIÁRIA: Brasil pode retomar status de livre da doença se não houver novos casos em 28 dias 

De quarta a sexta, a instabilidade vai estar sobre Santa Catarina e Paraná. Assim, a semana deve ser marcada por dias nublados e temperaturas amenas no Rio Grande do Sul.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.