BRAVO: festival de cinema brasileiro nos EUA tem novo nome e novidades

Antes conhecido como Hollywood Brazilian Film Festival, o evento que promove o cinema brasileiro nos Estados Unidos (EUA) agora se chama Brazilian Audiovisual Organization, ou BRAVO, na sigla em inglês. A novidade foi anunciada durante o Festival de Cannes, no estande do Cinema do Brasil.

Embora o festival tenha mudado de nome, ele manterá os objetivos principais de promover o cinema brasileiro em solo norte-americano. Além disso, a ideia é atuar em três frentes: festival de cinema, laboratório de talentos, e, futuramente, fórum internacional de discussão sobre o audiovisual brasileiro nos EUA.

“BRAVO nasce do desejo de mostrar a real atuação do nosso time para além da mostra de filmes. Já somos uma organização que pensa o futuro do audiovisual brasileiro, que investe em novas vozes e promove diálogos dentro e fora do Brasil. Mas o nosso nome não refletia todo esse trabalho”, conta Talize Sayegh, fundadora e diretora executiva da BRAVO.

Entre as novidades, também está o anúncio de duas novas pessoas no time de direção da BRAVO: Thiago Macêdo Correia, produtor da mineira Filmes de Plástico, será o diretor criativo e Juliana Sakae, produtora da Muritiba Filmes, será diretora associada, diretora do Fórum e da noite FYC (For Your Consideration).

Outra frente que será mantida é o BRAVO Film Lab – Diversity & Inclusion Initiative — anteriormente chamado de Think Cinema Think Brazil Lab. O laboratório tem o objetivo de diversificar o audiovisual brasileiro com programas de formação e mentoria focados em cineastas indígenas, pretos e LGBTQIAPN+.

O BRAVO Film Festival

Em 2025, o BRAVO Film Festival celebrará a 17ª edição. Ele será realizado entre os dias 27 de outubro e 1º de novembro no Museu da Academia do Oscar, em Los Angeles.

No evento, será exibido o filme indicado pelo Brasil para concorrer na categoria de Melhor Filme Internacional do Oscar 2026. Além disso, outras produções brasileiras serão exibidas na noite de For Your Consideration (FYC), no Dunn Theater, onde ficam guardados os rolos de película dos principais filmes do mundo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.