CEO da emissora CBS News se demite após pressão da Paramount e governo Trump

Wendy McMahon, CEO da CBS News, renunciou após a Paramount Global, empresa-mãe da emissora, levantar dúvidas sobre a imparcialidade de sua cobertura, o clima na divisão de notícias e o desempenho do negócio, de acordo com uma fonte com conhecimento do assunto.

McMahon deixou o cargo nesta segunda-feira (19), citando um desacordo com a empresa, que tem tentado concluir uma fusão de bilhões de dólares que está sendo adiada por reguladores dos EUA e por um processo movido pelo presidente Donald Trump. O conselho da Paramount Global se reuniu no domingo (18) para discutir questões relacionadas à liderança de McMahon, disse a fonte, que pediu para não ser identificada ao discutir um assunto interno.

Funcionários da rede se recusaram a comentar sobre a saída de McMahon, que também supervisionava o grupo de estações da CBS. McMahon não respondeu a um pedido de comentário.

A CBS News e seu programa de notícias “60 Minutes” têm enfrentado turbulências em relação à sua cobertura do presidente Trump.

A Paramount está buscando aprovação da Comissão Federal de Comunicações (FTC, na sigla em inglês) para se fundir com a Skydance Media, uma empresa de cinema e TV fundada pelo bilionário David Ellison. Ao mesmo tempo, o presidente Donald Trump processou a CBS, alegando que a rede editou uma entrevista com sua rival política Kamala Harris no ano passado de uma forma que enganou os telespectadores e eleitores. Trump está buscando US$ 20 bilhões em indenização.

“Os últimos meses têm sido desafiadores”, disse McMahon em um comunicado enviado à equipe. “Ficou claro que a empresa e eu não concordamos sobre o caminho a seguir. É hora de eu seguir em frente e para esta organização avançar com uma nova liderança.”

O presidente da CBS News, Tom Cibrowski, e a presidente das estações da CBS, Jennifer Mitchell, agora vão se reportar diretamente a George Cheeks, co-CEO da Paramount. Bill Owens, o executivo responsável pelo “60 Minutes”, se demitiu no mês passado, citando interferência corporativa. A Bloomberg News informou que a presidente da Paramount, Shari Redstone, pediu para revisar as reportagens do “60 Minutes”, mas não cancelou nenhuma delas.

McMahon e Owens eram uma frente unida, de acordo com fontes familiarizadas com o assunto. Elas disseram que na reunião em que Owens anunciou sua saída, McMahon afirmou que seu sucessor viria de dentro do “60 Minutes”, mas agora alguns funcionários estão preocupados que seu substituto venha de fora do programa e esteja mais inclinado a alinhar a cobertura das notícias com os interesses da administração. A Variety noticiou sobre a saída de McMahon mais cedo na segunda-feira.

The post CEO da emissora CBS News se demite após pressão da Paramount e governo Trump appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.