Com foco inicial na arrecadação de moletons, começa a Campanha do Agasalho de São Leopoldo

Em evento na sala de reuniões do Gabinete do Prefeito, foi lançada, na manhã desta segunda-feira (19), a Campanha do Agasalho 2025 de São Leopoldo. A cerimônia contou com as presenças de autoridades e de representantes de entidades do Município, que realizaram ato simbólico de doação das primeiras peças recebidas na campanha.

Primeira-dama, Simone Dutra está à frente da Campanha do agasalho de São Leopoldo



Primeira-dama, Simone Dutra está à frente da Campanha do agasalho de São Leopoldo

Foto: Pedro H. Tesch/Prefeitura de São Leopoldo

Com o tema “Desapegar é Incluir”, a campanha deste ano tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de doar roupas de inverno em bom estado para quem mais precisa. Outra novidade é a segmentação da iniciativa. Segundo a secretária de assistência social e primeira-dama, Simone Dutra, a primeira peça solicitada será o moletom, por ser um agasalho universal.

CLIQUE AQUI PARA FAZER PARTE DA COMUNIDADE DO JORNAL VS NO WHATSAPP

Por isso, o São Léo Moving, evento que ocorre nesta terça-feira (20), a partir das 20 horas, em parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer (Semel) terá a entrada solidária com a doação de um moletom. A concentração será no Ginásio Municipal Celso Morbach.

“Esta é uma campanha que mexe com o emocional, que mexe com vidas. O frio mata e São Leopoldo terá um olhar sensível para esta causa. Por isso, peço que a população nos ajude com este ato de afeto, de carinho, de amor”, destaca Simone. A campanha terá pontos de arrecadação na Prefeitura, localizada na Avenida Dom João Becker, 754, e no Banco do Agasalho, na sala 14 do Ginásio Municipal, além de secretarias municipais, comércios e entidades parceiros.

LEIA TAMBÉM: PREVISÃO DO TEMPO: Até quando segue a chuva no RS? Confira como será a semana dia a dia

Em sua fala no lançamento, o prefeito Heliomar Franco lembrou da solidariedade recebida pelos leopoldenses durante a enchente do ano passado e prometeu ser esta a maior campanha do agasalho já vista na cidade.

“No ano passado recebemos doações do Brasil inteiro numa demonstração de amor e carinho aos gaúchos e leopoldenses. Hoje boa parte daquelas pessoas que precisavam de doações no ano passado já se reergueu, mas ainda temos muitas nesta condição. Por isso, queremos fazer desta a maior campanha que são Leopoldo já teve, mostrar que quem foi ajudado, agora pode ajudar também”, destaca.

Banco tem grande procura diária

O Banco Municipal do Agasalho de São Leopoldo está localizado na Sala 14 do Ginásio Municipal Celso Morbach. Ele funciona de segunda a quinta-feira, das 8h30 às 13 horas. Para solicitar a doação, é preciso apresentar nome e CPF. No caso de solicitação de roupas para a família, os itens são entregues a todos os membros que possuem Cadastro Único (CadÚnico).

VIU ESTA?: Motorista embriagado colide carro contra bombas de gasolina em posto às margens da BR-116

Segundo a coordenadora do banco, Francine Lucchese, diariamente de 30 a 60 pessoas buscam roupas e calçados no local. Além de acolher a comunidade, o banco está sempre aberto para doações. Conforme Francine, de 30 a 40% das doações que chegam ao banco são materiais de descarte.

Na região

Na região, Esteio, que ostenta o título de Capital Nacional da Solidariedade, foi a primeira cidade a dar início à campanha do agasalho, lançando a iniciativa no último dia 7 de maio. A arrecadação segue até 31 de julho, em pelo menos, 16 pontos de coleta distribuídos em diferentes bairros do município. Além disso, serão realizados drive thrus de arrecadação na Rua Coberta, aos sábados, sempre das 10 horas ao meio-dia. O primeiro deles, no dia 10, arrecadou 378 peças de roupas e 16 pares de calçados. Os próximos estão agendados para os dias 24 de maio e 14 de junho.

Drive thru de arrecadação na Rua Coberta arrecadou quase 400 peças de roupas no último dia 10, em Esteio



Drive thru de arrecadação na Rua Coberta arrecadou quase 400 peças de roupas no último dia 10, em Esteio

Foto: Djalma Corrêa Pacheco/ Prefeitura de Esteio

Na cidade, a campanha, que é coordenada pela Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (SMCDH) e pelo Gabinete da Primeira-Dama, tem como objetivo a arrecadação de mais de 20 mil peças de roupas. As doações a quem necessita serão feitas nas lojas sociais móveis que serão instaladas em diferentes bairros de Esteio em junho e julho.

BALANÇO: Emergência do Hospital Centenário ultrapassa 21 mil atendimentos em 2025

A entrega também poderá ser realizada na Loja Social Fixa, localizada na Casa da Solidariedade (Rua Gen. José Machado Lopes, 58 Centro, ao lado do Creas Girassol), de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 16h30. No início de junho, segundo a prefeitura, a Loja Fixa passará a atender na Travessa Germano Von Hohendorf, 55, Bairro São Sebastião (nos dias das lojas móveis, não haverá atendimento). Das demais cidades da região de cobertura do Jornal VS, Sapucaia do Sul, Capela de Santana e Portão, ainda não definiram as datas de início de suas campanhas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.