Justiça cobra explicações do governo Lula sobre gastos públicos com viagens de Janja

Justiça cobra explicações do governo Lula sobre gastos públicos com viagens de JanjaRedação GPS

A Justiça Federal do Distrito Federal determinou que o governo federal e a primeira-dama, Rosângela da Silva — a Janja —, prestem esclarecimentos sobre os gastos públicos relacionados às suas viagens internacionais. A decisão é da 9ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária do DF, assinada no último domingo (18) pelo juiz Leonardo Tavares Saraiva.

A medida concede prazo de 20 dias para que as partes envolvidas se manifestem. No entanto, o magistrado negou o pedido de liminar que solicitava a suspensão imediata do uso de recursos públicos para financiar os deslocamentos de Janja, inclusive com o uso de aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB).

A ação foi movida pelo vereador Guilherme Kister (Novo-PR) e pelo advogado Jeffrey Chiquini. Eles alegam que o financiamento das viagens da primeira-dama com dinheiro público fere princípios constitucionais como a legalidade, moralidade, impessoalidade e eficiência, uma vez que Janja não ocupa cargo oficial na estrutura do Executivo.

Na decisão, o juiz apontou que é necessário ouvir o governo antes de adotar qualquer providência definitiva. “Não se mostra viável, neste momento inicial, tomar medida de urgência sem oportunizar o contraditório”, pontuou o magistrado.

A atuação de Janja em compromissos internacionais tem sido alvo de críticas, principalmente por parte da oposição. Em viagens recentes ao Japão, Vietnã e Rússia, a primeira-dama chegou aos países antes da comitiva presidencial e chegou a visitar locais estratégicos, como o Kremlin, em Moscou, antes da chegada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

The post Justiça cobra explicações do governo Lula sobre gastos públicos com viagens de Janja first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.