Leão XIV recebe Vance, vice de Trump, e pede fim de conflitos mundiais

O papa Leão XIV recebeu no Vaticano, nesta segunda-feira (19/5), o vice-presidente dos Estados Unidos, James David (JD) Vance, que esteve presente também na missa que marcou o início do atual pontificado, nesse domingo (18/5).

Conforme um comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé, também participou da reunião dom Paul Richard Gallagher, secretário para as Relações com os Estados e as Organizações Internacionais do Vaticano.

Entre os temas abordados, estiveram em pauta o fim dos conflitos internacionais atuais, com o desejo de que o direito humanitário e o direito internacional sejam respeitados nas áreas de conflito, na esperança de “uma solução negociada entre as partes envolvidas”.

“Durante os cordiais colóquios na Secretaria de Estado foi renovada a satisfação pelas boas relações bilaterais, e destacou-se a colaboração entre a Igreja e o Estado, assim como algumas questões de especial relevância para a vida eclesial e a liberdade religiosa”, diz nota da Santa Sé

Vice-presidente de Donald Trump, Vance havia se encontrado privadamente com o então papa Francisco no último dia 20 de abril, na Casa Santa Marta, ocasião em que trocaram votos de felicitações pelo Domingo de Páscoa.

Antes disso, já havia mantido um colóquio com o cardeal secretário de Estado, Pietro Parolin, no qual foi reafirmado o compromisso comum em proteger o direito à liberdade religiosa, além de uma troca de opiniões sobre a situação internacional.

Com informações do Vaticano News.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.