Lula aposta em ‘xerifa’ do governo Bolsonaro para enfrentar crise no INSS

Xerifa do governo Bolsonaro

Conheça a xerifa do governo Bolsonaro nomeada por Lula para conter fraudes no INSS – Foto: Jane de Araújo/Agência Senado

A procuradora federal Márcia Eliza de Souza, conhecida como a “xerifa”, foi convidada pelo governo Lula para reassumir a diretoria de Benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Ela trabalhou na mesma posição sob o governo Bolsonaro.

Márcia Eliza tem 60 anos e acumula 41 anos de serviço público. A procuradora ficou conhecida pela atuação firme contra irregularidades em associações que faziam descontos indevidos em benefícios de aposentados e pensionistas.

Entre os diversos cargos que já exerceu, estão os de procuradora-chefe da PFE (Procuradoria Federal Especializada) do INSS, presidente do Conselho de CRPS (Recursos da Previdência Social) e diretora do Departamento de Contencioso Previdenciário na Procuradoria-Geral Federal.

Xerifa do governo Bolsonaro teve posição firme contra fraudes

Conforme o Metrópoles, a atuação da xerifa do governo Bolsonaro no INSS foi citada, inclusive, em inquérito da Polícia Federal que investiga fraudes no órgão. Em 2019, ela determinou a suspensão de descontos da Asbapi (Associação Brasileira de Aposentados, Pensionistas e Idosos) após uma enxurrada de reclamações de beneficiários.

Posteriormente gerou a abertura de um inquérito no MPSP (Ministério Público de São Paulo).

Lula nomeia xerifa do do governo Bolsonaro que já atuou contra associações suspeitas – Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

Com o andamento das investigações, foi possível a rescisão de acordos do INSS com mais três associações, ainda em 2019: Abamsp (Associação Beneficente de Auxílio Mútuo dos Servidores Públicos), a Anapps (Associação Nacional de Aposentados e Pensionistas da Previdência Social) e a Centrape (Central Nacional de Aposentados e Pensionistas do Brasil).

O presidente do instituto, Gilberto Waller Junior, já havia elogiado publicamente a atuação da procuradora. “Ela foi a primeira a brigar por essa questão de associação. Ela desconstituiu quatro associações. É uma pessoa tecnicamente muito preparada e muito séria como pessoa”, afirmou Waller sobre a xerifa do governo Bolsonaro.

*Com informações do Portal Metrópoles.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.