Lula participa da reinauguração do Palácio Capanema, no Rio, nesta 3ª

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai ao Rio de Janeiro, nesta terça-feira (20/5), para participar da reinauguração do Palácio Capanema. Na ocasião, o chefe do Planalto fará a entrega da Ordem do Mérito Cultural (OMC), maior honraria pública do setor cultural brasileiro.

Ao todo, 111 personalidades e 14 instituições serão condecoradas com a medalha. O reconhecimento é concedido a pessoas e entidades que contribuíram com o desenvolvimento da cultura no país. A premiação estava suspensa desde 2019.

“A volta da Ordem do Mérito Cultural é um marco importante, pois valoriza aqueles que constroem a nossa cultura com dedicação e talento. É o reconhecimento da cultura enquanto alicerce para a democracia e para a construção de um país mais inclusivo e diverso”, pontuou a ministra da Cultura, Margareth Menezes.

O edifício Gustavo Capanema, também conhecido como Palácio Capanema, será reaberto oficialmente após passar por uma grande obra de conservação e modernização. O projeto foi conduzido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O prédio foi construído entre 1937 e 1945 e é um símbolo da arquitetura modernista. Originalmente projetado para ser a sede do antigo Ministério da Educação e da Saúde Pública, na década de 1930, o edifício abrigará unidades de órgãos do Ministério da Cultura (MinC), como o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a Biblioteca Nacional do Brasil, Casa de Rui Barbosa e a Funarte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.