Morador de Gramado lança livro que retrata a resiliência e força do povo gaúcho após a tragédia climática

Resiliência, inovação, tradição e a força do povo gaúcho estão eternizados nas páginas do Nasce um Novo Rio Grande do Sul, livro do fotógrafo Leonid Streliaev. Essa é a 26ª obra do profissional, construída após o período da catástrofe climática vivida no Estado em 2024.

TRADICIONALISMO GAÚCHO: 1ª prenda juvenil do Rio Grande do Sul é de Gramado

Leonid Streliaev



Leonid Streliaev

Foto: Marcos Nagelstein/Divulgação

Morador de Gramado há cerca de cinco anos, Leonid tem mais de 50 anos de história na fotografia. Seu trabalho sempre foi muito relacionamento ao gauchismo e a retratar as belezas do RS. No último ano, após alguns projetos anteriores na área, queria mostrar a inovação e a tradição do Estado. Contudo, com a tragédia de maio do ano passado, a ideia se modificou.

RESULTADO POSITIVO: Gramado avança e sobe para 9º em ranking de desenvolvimento no Estado

“O livro se transformou e é um documento perene, mostrando que o Rio Grande continua de pé. Não mostramos a tragédia, mas o que temos no Estado. É um cartão-postal do Rio Grande do Sul hoje”, alega o fotógrafo.

Em 204 páginas, dezenas de fotos e depoimentos dão voz aos gaúchos. Agricultura, educação, logística, transporte, inovação e diversos temas são tratados.

Registro feito durante o Natal Luz de Gramado



Registro feito durante o Natal Luz de Gramado

Foto: Leonid Streliaev/Divulgação

E a Região das Hortênsias está presente, mostrando a potência do turismo, “uma indústria sem chaminés”, como define Leonid. São dezenas de fotos da região e também os depoimentos do prefeito de Gramado, Nestor Tissot, e do vice Luia Barbacovi. “Procurei mostrar o turismo mais raiz, a nossa colônia. Para mim, Gramado tem um regional que é cada vez mais global”, descreve.

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: Comunidade do interior de Gramado pode ser considerada uma das melhores vilas turísticas do mundo

Uma das fotos simbólicas da obra é a de um padre andando de patinete, na Praça da Matriz, em Porto Alegre. “Estava passando de carro e vi aquela cena. É uma das caras deste novo mundo que a gente vive, não só no Rio Grande do Sul, como no mundo”, aponta.

Esperança da reconstrução e de um futuro melhor

Pedro Valério, CEO do Instituto Caldeira, e Daniel Randon, presidente da Randoncorp, prestigiaram o lançamento da mais recente obra de Leonid Streliaev, o Livro "Nasce um Novo Rio Grande do Sul". O evento realizado em Porto Alegre, no dia 7 de maio, contou com a presença de autoridades como o governador Eduardo Leite e personalidades do meio empresarial e cultural do Estado



Pedro Valério, CEO do Instituto Caldeira, e Daniel Randon, presidente da Randoncorp, prestigiaram o lançamento da mais recente obra de Leonid Streliaev, o Livro “Nasce um Novo Rio Grande do Sul”. O evento realizado em Porto Alegre, no dia 7 de maio, contou com a presença de autoridades como o governador Eduardo Leite e personalidades do meio empresarial e cultural do Estado

Foto: Marcos Nagelstein

Com curadoria editorial do jornalista Tulio Milman, foram seis meses de dedicação ao livro, que conta com tradução em inglês e audiodescrição. Ao todo, são 10 mil exemplares. O primeiro deles, entregue, na quarta-feira, dia 7, ao governador Eduardo Leite e ao secretário de Comunicação do RS, o gramadense Caio Tomazeli.

  • ENTRE PARA A COMUNIDADE DO JORNAL DE GRAMADO NO WHATSAPP!

No material, há dois textos do governo do Estado, um deles escrito por Leite e intitulado “Um Estado para sonhar, realizar e prosperar”. “Tudo o que vivemos em 2024 agora é propulsão para um novo tempo, em que a esperança se fortalece na certeza de um futuro melhor. Esta obra é um testemunho desse momento histórico dos gaúchos. Somos convidados a enxergar, em imagens, a força de um povo que não se curva às adversidades. Cada fotografia captura a esperança e a reconstrução. O futuro do Rio Grande do Sul está sendo escrito agora. E ele será ainda mais grandioso porque foi construído sobre a coragem de quem jamais desiste”, enfatiza o governador.

PUJANÇA DO SETOR NA SERRA: Mercado imobiliário de Gramado teve crescimento e movimentou R$ 2,5 bilhões em 2024

O volume está sendo distribuído para os parceiros e, posteriormente, estará pelas livrarias. O exemplar custa R$ 200 e pode ser adquirido também pelo WhatsApp (54) 99943- 6740.

DO RIO CAÍ: Estrada que liga o interior de Nova Petrópolis com a BR-116 está pavimentada

“Eu digo que a gente fez um livro que é um grito de amor ao Rio Grande”, conclui Leonid, que agora começa a trabalhar na quarta edição do livro de Gramado, previsto para ser lançado no final deste ano, em comemoração aos 70 anos da cidade, celebrados em dezembro de 2024. 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.