Neta responde processo de falência na China e fica fora do ar no Brasil

A Seres não é a única fabricante chinesa que tentou surfar a mesma onda que a gigante BYD no Brasil e acabou levando um caldo. Recém-chegada ao mercado brasileiro, a Neta responde um processo de falência em seu país natal. A fabricante chinesa além de enfrentar dificuldades para engatar as vendas por aqui, tem que lidar com as quedas abruptas nas vendas por lá. Parece que o mar não está para peixe nem no Brasil e nem na China. 

A Neta chegou ao Brasil no segundo semestre de 2025. Mas os números de vendas indicam que ela certamente não está obtendo o resultado esperado. A chinesa acumula apenas 46 emplacamentos no primeiro quadrimestre do ano, de acordo com informações da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). Mesmo com números tão baixos, a Neta deixou claro que não desistirá do Brasil. 

Atualmente ela comercializa dois modelos no nosso mercado: o Neta X (R$ 209.900) e o Aya (R$ 133.900). Para tentar cair nas graças dos consumidores brasileiros, além de oferecer R$ 10.000 de desconto nos modelos, a Chinesa tem apostado em outros incentivos, como isenção de IPVA, emplacamento grátis, financiamento com taxa zero e até um Wallbox de brinde. 

Neta X [Divulgação]
Neta X [Divulgação]

Mesmo assim a marca não parece interessar aos brasileiros em busca de um carro elétrico. Além disso, tudo indica que ficará ainda mais difícil ela conquistar a confiança no nosso público depois do seu site estar há dias fora do ar após a notícia de que ela está respondendo um processo de falência na China.  

A Neta faliu? Entenda o que está acontecendo lá na China 

Parece que a maré de azar no Brasil é só um efeito colateral da situação da Neta lá na China.  Afinal, não é fácil criar uma estratégia assertiva para outro mercado quando sequer a sua casa está organizada. Quando ela chegou aqui ano passado, já passava por dificuldades financeiras na China. Só que até então, a situação não tinha virado um assunto público.  

Neta Aya
Neta Aya [Divulgação]

Tudo veio à tona quando no dia 13 de maio deste ano, o processo movido pela agência de publicidade Yuxing subiu para a Plataforma Nacional de Divulgação de Informações sobre Falências de Empresas da China. De acordo com o site Car News China, a Neta deve cerca de US$ 730 mil para a Yuxing por serviços publicitários realizados em 2022 e 2023. 

A legislação chinesa prevê que em casos como esses, em que as dívidas não são pagar os credores podem exigir um processo de falência, o que não significa que se trata de uma falência oficial. Mas claro que processos assim, causam danos imediatos a empresa. Além disso, a Neta também possui dívidas com acionistas e fornecedores. 

Neta Aya zera em teste de segurança. Imagem mostra colisão do carro elétrico chinês
Neta Aya [Asean NCAP]

A situação da fabricante chinesa é mais preocupante ainda quando olhamos para as mais de 400 disputas judiciais e 90 processos de execução. Tais situações fizeram a Neta reduzir sua produção na China, respingando consequentemente nas suas vendas. Atualmente a marca acumula US$ 1,4 bilhão em dívidas.  

A Neta viu suas vendas derreterem em um curto espaço de tempo. Em 2022, a Neta chegou a bater 18 mil emplacamentos em um único mês na China. Enquanto em janeiro de 2025, ela conseguiu vender 400 unidades com muito esforço. Isso significa uma queda drástica de 98%.  

Toyota nega ser tábua de salvação da Neta 

Neta Aya
Neta Aya [Divulgação]

Em meio a tudo isso, surgiram rumores de que a Toyota estava negociando com a Neta para salvá-la de suas dívidas para ter um braço direito na China. No entanto, a Toyota sequer deu tempo para floreios e negou enfaticamente que não qualquer negociação com a chinesa em andamento. Sendo assim, a Neta continua entregue a própria sorte.  

Será que a Neta terá o mesmo fim que a Seres no Brasil? Conte para nós nos comentários.  


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