Nissan vai abrir caminho para que marca chinesa se expanda globalmente

Apesar de estarem  passando por um processo de divórcio, Renault e Nissan vão usar de uma mesma estratégia para levantar dinheiro. Ambas abrigarão uma marca chinesa em suas fábricas para diminuir a ociosidade das plantas. Mas, no caso da Nissan com a Dongfeng, é questão de sobrevivência. 

A Nissan anunciou que fechará 17 fábricas globalmente e que a planta de Sunderland, no Reino Unido, só não fechará por conta da Dongfeng. A marca chinesa usará parte da fábrica europeia para produzir seus modelos localmente e driblar as taxas altas que o Velho Continente tem imposto sobre carros chineses.

A situação será bem proveitosa para a Nissan, visto que a capacidade instalada da fábrica é de 600 mil carros por ano, mas ano passado foram feitos apenas 282 mil. Ou seja, metade da planta está ociosa e toda essa capacidade pode ser plenamente usada pela Dongfeng para produzir seus carros.

Dongfeng Nissan N7 azul parado de frente com o chão e o fundo branco
Dongfeng Nissan N7 [Divulgação]

A estratégia é igual à da Renault no Brasil, que cederá parte de sua linha de produção em São José dos Pinhais, Paraná, para que a marca chinesa Geely fabrique localmente seus carros. O caso da Renault é um ganho mútuo, no caso da Nissan é uma maneira de a marca japonesa em crise sobreviver.

Além disso, a Dongfeng vai investir na criação de uma fábrica de baterias junto à planta de Sunderland. Com isso, serão investidos mais de 1 bilhão de euros (aproximadamente R$ 6,84 bilhões) para fazer a maior fábrica de baterias do Reino Unido. As baterias também serão usadas pelos futuros carros elétricos da Nissan, claramente.

Dongfeng Nammi Box
Dongfeng Nammi Box [divulgação]

Toyota pode ajudar a Nissan

Vale ressaltar que as conversas entre Nissan e Honda foram cessadas, contudo, o jornal Mainichi Shimbun afirma que a Toyota têm se aproximado da Nissan para uma parceria. A ideia é diferente do casamento com a marca do Civic, mas a dona do Corolla visa uma parceria como tem com outras marcas.

Vale lembrar que a Toyota é dona de 20% da Subaru, 5,1% da Mazda, 4,9% da Suzuki e 5,9% da Isuzu. Ou seja, hoje ela não tem participação somente da Honda e na Nissan.

Você acredita que fabricantes como Renault e Nissan ajudarem marcas chinesas como Geely e Dongfeng pode ajudar ou atrapalhar? Conte nos comentários.


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