Plano Brasis: Embratur lança oficialmente novo Plano de Marketing Turístico Internacional durante o Visit Brasil Summit

WhatsApp Image 2025 05 19 at 11.19.11 Plano Brasis: Embratur lança oficialmente novo Plano de Marketing Turístico Internacional durante o Visit Brasil Summit

Autoridades assinam o Plano Brasis durante evento nesta segunda-feira (19)

RIO DE JANEIRO – A Embratur deu início, nesta segunda-feira (19), à primeira edição do Visit Brasil Summit, evento que promete se tornar referência na agenda do setor turístico nacional. O primeiro dia do evento, no Museu do Amanhã, foi marcado pelo lançamento do aguardado novo Plano de Marketing Turístico Internacional do Brasil, uma iniciativa desenvolvida em parceria com o Sebrae, com o objetivo de reposicionar o país no cenário global e ampliar sua atratividade como destino turístico nos próximos quatro anos.

O lançamento simboliza o encerramento de um ciclo iniciado há duas décadas com o Plano Aquarela e a Marca Brasil. O novo plano, chamado de Plano Brasis, assume o desafio de atualizar a imagem do Brasil de forma estratégica, conectada com os valores e exigências do turismo do século XXI.

O Plano

Construído de forma colaborativa, o Plano Brasis traz cinco pilares estratégicos: sustentabilidade, autenticidade, inovação, inteligência de mercado e estímulo aos negócios. Sua formulação contou com o envolvimento de secretarias estaduais de turismo, Sebraes regionais, representantes do trade turístico nacional e internacional, além de apoio técnico da FGV e da Dream Factory. A iniciativa foi pautada em uma ampla escuta ativa, que incluiu consultas públicas em três idiomas e obteve mais de 2.400 respostas, além de debates e validações junto a instâncias como o Conselho Nacional de Turismo.

Desafios e diferenciais estratégicos

Captura de tela 2025 05 19 113653 Plano Brasis: Embratur lança oficialmente novo Plano de Marketing Turístico Internacional durante o Visit Brasil Summit

Plano Brasis foi oficialmente lançado, em um documento de 84 páginas

O novo plano também parte de um diagnóstico realista sobre os principais entraves ao crescimento do turismo internacional no Brasil. Entre os desafios apontados estão questões relacionadas à segurança, infraestrutura, qualidade dos serviços turísticos e ao desconhecimento, por parte do público estrangeiro, sobre os destinos brasileiros e sobre o Brasil de forma geral. Soma-se a isso a urgência de reforçar uma imagem positiva do país no exterior, assegurar maior constância nas ações promocionais e ampliar a malha aérea, com foco na conectividade e na facilitação do acesso de turistas internacionais.

Em contrapartida, os atributos ligados à natureza exuberante, à diversidade natural, à riqueza cultural, com destaque para festas, celebrações e manifestações populares, além da hospitalidade e da alegria do povo brasileiro, foram identificados como fortes diferenciais competitivos. A gastronomia nacional também se destaca como ativo cultural e sensorial com alto potencial de atração.

A brasilidade, expressa no modo único de ser, viver e celebrar, foi considerada elemento-chave para a diferenciação do Brasil no mercado turístico internacional. Características como receptividade, autenticidade, criatividade, adaptabilidade e conexão com o ambiente natural compõem uma narrativa de valor que dialoga com as demandas do turismo contemporâneo. Nesse sentido, os resultados da escuta promovida pela Embratur confirmam que atributos como natureza, diversidade e brasilidade devem guiar o posicionamento internacional do país nos próximos três anos.

O desempenho do Brasil no Travel & Tourism Development Index 2024, publicado pelo Fórum Econômico Mundial, reforça essa percepção. O país alcançou a 26ª posição entre 119 economias, subindo oito colocações em relação ao ranking anterior. Com esse resultado, consolidou-se como o terceiro destino mais competitivo das Américas, atrás apenas de Estados Unidos e Canadá. A melhora reflete avanços institucionais e o impacto de políticas públicas mais integradas e eficazes. O Brasil figura entre os dez melhores do mundo em recursos naturais (5º lugar), recursos culturais (11º) e impacto socioeconômico do turismo (9º), indicando seu potencial para liderar o turismo de experiências autênticas, regenerativas e sustentáveis.

A estratégia de marketing internacional do Brasil está ancorada em objetivos claros e interligados, que vão desde a criação até a conversão da demanda turística. O plano busca alavancar a imagem e o posicionamento do país no exterior, aumentar o fluxo de turistas internacionais, promover uma distribuição geográfica mais equilibrada e sustentável do turismo e, consequentemente, ampliar a receita gerada por viagens internacionais

. Esses pilares são habilitados por uma gestão eficaz dos atores de interesse, fortalecendo o ecossistema turístico como um todo. Para garantir a efetividade dessas metas, o plano é guiado por direcionadores estratégicos que reforçam a singularidade do Brasil no cenário global: experiências autênticas, sustentabilidade, responsabilidade social, diversidade e um tom de voz inspirador e emocional. Essa combinação estratégica visa posicionar o Brasil como um destino fora do comum, vibrante, diverso e acolhedor, capaz de estabelecer conexões reais e memoráveis com o viajante internacional.

O plano completo, que conta com 84 páginas, já está disponível no site da Embratur.

Participação estratégica do Sebrae

O Sebrae foi parceiro central na elaboração do plano, reforçando o papel estratégico dos pequenos negócios no turismo brasileiro. Mais de 95% das empresas do setor são micro ou pequenas, com forte presença nos segmentos culturais, de hospitalidade e serviços turísticos. “Ao lançar o novo plano de marketing, a Embratur e o Sebrae estão mostrando para o país e para o mundo a importância estratégica deste segmento para a economia nacional”, destacou Décio Lima, presidente do Sebrae.

Construção participativa e visão de futuro

Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o novo plano é uma resposta às profundas mudanças no mercado turístico global. “Trata-se de uma visão e um compromisso do país com o futuro. Queremos posicionar o Brasil com inovação, criatividade e ainda mais brasilidade”, afirmou. Segundo ele, a diversidade cultural, histórica e natural do Brasil será o centro da nova narrativa internacional.

Visit Brasil Summit: um novo marco para o setor

Com o tema “Futuro do Turismo, Turismo do Futuro”, o Visit Brasil Summit foi idealizado para ser um espaço de debates, conexões e cocriação de estratégias. Durante os próximos dias, o evento reunirá especialistas, autoridades e representantes do setor para discutir os rumos do turismo brasileiro, reforçando o protagonismo do país em um mercado cada vez mais competitivo e atento a práticas sustentáveis, inclusivas e inovadoras.

*O M&E viaja com apoio da Shift Mobilidade Corporativa e proteção GTA

Adicionar aos favoritos o Link permanente.