Plano Brasis: principais diretrizes e ações do novo plano de marketing turístico internacional do Brasil

br Plano Brasis: principais diretrizes e ações do novo plano de marketing turístico internacional do Brasil

Documento prevê campanhas, feiras, parcerias e tecnologia para tornar o Brasil um dos destinos mais desejados do mundo

O governo federal lançou nesta segunda-feira (19), durante a abertura do Visit Brasil Summit, no Museu do Amanhã (RJ), o Plano Brasis – Plano Internacional de Marketing Turístico 2025-2027, que passa a orientar as estratégias de promoção do Brasil no exterior pelos próximos três anos. A proposta é fortalecer a imagem do país como destino turístico global, com base em pilares como sustentabilidade, diversidade, inclusão e inovação.

CONFIRA O NOVO PLANO DE TURISMO NA ÍNTEGRA

Fruto da articulação entre Ministério do Turismo, Embratur, Sebrae e diversos atores do trade, o plano foi elaborado a partir de consultas públicas, análises de mercado e escuta qualificada de especialistas. O momento é considerado estratégico, após o país registrar recordes em 2024, com 6,77 milhões de turistas estrangeiros e US$ 7,34 bilhões em receita cambial.

Os cinco objetivos centrais do plano:

  1. Alavancar a imagem turística do Brasil no exterior

  2. Aumentar o número de turistas internacionais

  3. Aumentar a receita cambial do turismo

  4. Promover uma distribuição regional mais equilibrada do fluxo turístico

  5. Fortalecer a governança e a articulação entre os atores do setor

print brasis Plano Brasis: principais diretrizes e ações do novo plano de marketing turístico internacional do BrasilSegmentação por mercados e foco em nichos estratégicos

O plano divide os mercados emissores em quatro grupos: consolidados, essenciais, de crescimento e de oportunidade. Para cada um, haverá ações específicas de marketing, relacionamento com o trade e campanhas de comunicação.

Há ainda uma segmentação por nichos considerados prioritários, como ecoturismo, turismo de luxo, turismo de bem-estar, afroturismo, turismo gastronômico e enoturismo — todos com alto potencial de gerar receita, atrair turistas mais qualificados e combater a sazonalidade.

Portfólio Fiobrasil e apoio aos pequenos negócios

Um dos destaques do plano é a criação do Fiobrasil, uma curadoria de experiências autênticas, sustentáveis e prontas para o mercado internacional, com representatividade de todos os 27 estados. O Sebrae atua como parceiro-chave nessa construção, reforçando o papel das micro e pequenas empresas, que representam 97% do setor turístico brasileiro.

Ferramentas e ações previstas

  • Campanhas internacionais segmentadas

  • Ampliação da conectividade aérea internacional

  • Participação em feiras globais e ações B2B

  • Press trips, famtours e visitas técnicas

  • Ações de marketing digital e uso de dados para segmentação

Desafios e oportunidades

O plano reconhece desafios como a percepção de insegurança, infraestrutura e a necessidade de maior divulgação dos destinos brasileiros no exterior. Em contrapartida, aposta na valorização de diferenciais competitivos como natureza, diversidade cultural, hospitalidade e brasilidade como fatores de atração.

Perspectiva

O Plano Brasis busca não apenas ampliar o número de visitantes estrangeiros, mas também reposicionar o Brasil no mercado global, promovendo experiências turísticas com alto valor agregado. A expectativa é superar a marca de 8 milhões de turistas internacionais até 2027, consolidando o Brasil como referência no turismo sustentável e inclusivo da América do Sul.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.