Prefeitura de Poços apresenta projeto “Mesa de Minas”


O projeto foi idealizado para valorizar a gastronomia mineira e impulsionar o turismo Crédito: Divulgação

Poços de Caldas deu mais um passo importante rumo à consolidação como referência em turismo gastronômico ao lançar, na última semana, o projeto “Mesa de Minas”. Idealizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, a iniciativa busca valorizar a autêntica culinária mineira, fortalecer a identidade local e impulsionar o desenvolvimento econômico e cultural da cidade.
Durante um encontro que reuniu donos de bares, restaurantes e parceiros estratégicos do setor, o secretário de Turismo, Arison Siqueira, apresentou os detalhes do projeto e ressaltou sua importância para o posicionamento do município como destino preferencial de quem busca experiências turísticas ligadas à gastronomia.
“O Mesa de Minas foi idealizado em parceria com o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, com apoio do superintendente de Gastronomia, Petterson. Queremos valorizar os estabelecimentos locais e despertar nos turistas o encanto pelos sabores que fazem parte do nosso dia a dia, mas que representam uma verdadeira descoberta para quem nos visita”, destacou Arison.
Crédito: Divulgação

Com o slogan “Águas que curam, mesas que encantam”, o projeto propõe uma conexão direta entre as tradicionais águas termais da cidade e o acolhimento da culinária mineira. Os estabelecimentos que aderirem à proposta deverão destacar, nos cardápios, ao menos um prato típico de Minas Gerais com a sinalização da bandeira do estado. Como forma de reconhecimento, os locais receberão um azulejo exclusivo com a identidade visual do projeto, que será exposto nas fachadas.
A proposta é fruto de um trabalho coletivo que envolve diversas instituições e setores: Prefeitura de Poços de Caldas, secretarias municipais de Turismo, Cultura, Desenvolvimento Econômico e Inovação, Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, ABRASEL, Mercado Municipal, rede hoteleira, produtores locais, além de parcerias com o SENAC e o IF Sudeste, que irão contribuir com capacitação e qualificação dos participantes.
O objetivo do projeto é: Fortalecer a identidade gastronômica de Poços de Caldas e de Minas Gerais; Aumentar o ticket médio dos visitantes e o movimento nos estabelecimentos; Estimular a geração de empregos com foco no setor da alimentação; Posicionar Poços de Caldas como “Capital dos Sabores de Minas”; Integrar o município às rotas gastronômicas do estado, ampliando seu alcance nacional e internacional.
Sabores que contam histórias
O “Mesa de Minas” destaca uma verdadeira seleção dos sabores mais marcantes da culinária mineira: queijo minas (frescal, meia cura e curado), pão de queijo, feijão tropeiro, tutu de feijão, frango com quiabo, linguiça, torresmo, lombo, costelinha e o emblemático leitão à pururuca. Os acompanhamentos incluem couve, jiló, angu, banana empanada, ovo frito, mandioca, carne seca, fígado com jiló, além de uma variedade de doces típicos como goiabada, doce de leite, marmelada, rapadura, limão cravo e bebidas como cachaça artesanal e o inseparável café mineiro.
Com forte tradição cultural e infraestrutura turística consolidada, Poços de Caldas já é a principal porta de entrada para o turismo mineiro entre os visitantes do Sudeste e Sul do Brasil, especialmente dos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Agora, o município se fortalece também como protagonista no movimento estadual de valorização da gastronomia.
“A força da nossa gastronomia é reconhecida em todo o país. Chegou o momento de usá-la como vetor de desenvolvimento, ampliando a permanência dos turistas, gerando emprego, renda e, principalmente, celebrando a identidade cultural mineira”, concluiu Arison.
Crédito: Divulgação

O lançamento oficial do projeto “Mesa de Minas” está marcado para junho, durante o Seminário de Desenvolvimento Econômico através do Turismo, evento que reunirá autoridades, especialistas, comunidade e profissionais do setor.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.