Setor de turismo debate pobreza, fome e saúde com foco em metas globais da ONU

Edson Pinto, diretor-executivo da Fhoresp (Divulgação/Fhoresp)

Edson Pinto, diretor-executivo da Fhoresp (Divulgação/Fhoresp)

Enquanto cresce a discussão sobre sustentabilidade no turismo, a Federação dos Hotéis, Restaurantes e Bares do Estado de São Paulo (Fhoresp) dá início a uma série de encontros que promete cutucar o setor com um tema urgente: como o trade pode contribuir com as metas da ONU até 2030?

A primeira edição da “Meetings Fhoresp Sustentabilidade” aconteceu nessa segunda-feira (19/5), das 9h30 às 12h, em formato híbrido.

O tema do dia foi: “Pobreza, Fome e Saúde: Interconexões para um Futuro Sustentável”. Na prática, isso significa colocar na mesma mesa representantes de bares, hotéis, restaurantes, cooperativas e especialistas para debater ações reais que ajudem a transformar o setor num agente ativo na agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Segundo o diretor-executivo da Fhoresp, Edson Pinto, o movimento não é apenas necessário — é estratégico:

“Entendemos que a Fhoresp precisa também atuar como protagonista deste debate sobre o desenvolvimento sustentável. Queremos envolver todo o ecossistema do nosso segmento, que abarca, ainda, indústrias e toda a cadeia de fornecedores.”

Entre os convidados do primeiro encontro estiveram Carlos Fernandes (especialista em políticas públicas), Lucélia Elizabeth Paiva (projeto Proteger Vidas), Cláudia Florêncio (Instituto Triângulo), Ivan Mello (do Blog Ambiental) e Jair do Amaral (presidente da Fepacoore, federação de cooperativas de reciclagem). A mediação ficou por conta da coordenadora nacional da Virada Sustentável, Natália Duarte.

O projeto terá seis edições, com encontros mensais até novembro. A agenda completa já está definida: os próximos acontecem em 16/6, 18/8, 15/9, 13/10 e 10/11. As inscrições podem ser feitas diretamente no site da entidade: fhoresp.com.br.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.