Caso de gripe aviária é descartado em Estância Velha

A prefeitura de Estância Velha comunicou que um laudo elaborado pelo governo do Estado descartou o caso suspeito de gripe aviária no município. Conforme o Executivo, o parecer estava relacionado a área onde mais de 500 galos foram apreendidos na última semana.

Mais de 560 galos foram encontrados em terreno no bairro das Quintas, em Estância Velha. | abc+



Mais de 560 galos foram encontrados em terreno no bairro das Quintas, em Estância Velha.

Foto: Paola Altneter/GES-Especial

O local funcionava como um criadouro clandestino. O espaço também era utilizado para rinhas entre galos, onde foi encontrada uma ave com proteção no bico.

GRIPE AVIÁRIA: Veja resultado do exame de trabalhador da granja onde foco da doença foi confirmado em Montenegro

A prefeitura esclarece que acionou a Inspetoria Veterinária do Estado por conta de mortes de algumas aves. Amostras dos animais foram coletadas pelo órgão para a realização da análise, concluída nesta terça-feira (20).

  • CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NA COMUNIDADE DO ABCMAIS NO WHATSAPP

No período, medidas preventivas foram adotadas com apoio de equipes da Vigilância em Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde.

Risco de transmissão a humanos

O risco de transmissão de gripe aviária para pessoas é considerado baixo. A doença é mais comum entre profissionais que têm contato direto com animais doentes.

Não há transmissão de pessoa para pessoa. A SES também enfatiza que não há perigo em consumir alimentos, contando que estejam bem cozidos e preparados adequadamente.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.