GRIPE AVIÁRIA: Caso suspeito de infecção em humano é monitorado no RS; homem apresentou sintomas gripais

Há suspeita de que um funcionário da granja comercial de Montenegro, onde foi identificado o primeiro foco de gripe aviária (H5N1) no Rio Grande do Sul, tenha sido infectado pela doença. Em nota, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) diz que, após a confirmação de casos da granja e no Zoológico de Sapucaia do Sul, foi realizado o levantamento completo das pessoas que tiveram contato com os animais.

Granja de galinha / galinheiro / avícola / aviário | abc+



Granja de galinha / galinheiro / avícola / aviário

Foto: Freepik

VEJA: GRIPE AVIÁRIA: Além do RS, mais cinco estados podem ter sido afetados pelo vírus 

Desde a última sexta-feira (16), os trabalhadores são monitorados. Porém, apenas um deles apresentou sintomas gripais. Ele está em isolamento domiciliar. “A coleta de amostra foi realizada e encaminhada à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro (RJ), laboratório de referência nacional para vírus respiratórios. O resultado do exame é esperado ainda para esta semana”, diz a SES.

LEIA TAMBÉM: GRIPE AVIÁRIA: Estância Velha tem caso suspeito da doença em investigação 

O risco de transmissão de gripe aviária para pessoas é considerado baixo. A doença é mais comum entre profissionais que têm contato direto com animais doentes. Não há transmissão de pessoa para pessoa. A SES também enfatiza que não há perigo em consumir alimentos, contando que estajam bem cozidos e preparados adequadamente.

CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NA COMUNIDADE DO ABCMAIS NO WHATSAPP

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), no período de janeiro de 2024 a maio de 2025, foram confirmados 72 casos de influenza aviária em humanos na região das Américas (nos Estados Unidos, Canadá e México). Não há registro de casos em humanos no Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.