GRIPE AVIÁRIA: Criadouro clandestino onde mais de 500 galos de rinha foram encontrados em Estância Velha sob suspeita de H5N1

A prefeitura de Estância Velha informou, na tarde desta terça-feira (20), que ainda aguarda o resultado do laudo do Estado para confirmar ou não caso de gripe viária na cidade. Segundo a administração municipal, a área em questão é um criadouro clandestino.

O local está isolado desde a operação que encontrou mais de 500 galos. Na ocasião, um homem responsável pelos animais foi preso.

A operação ocorreu na quarta-feira (14), quando a Polícia Civil e a Guarda Municipal estiveram no local que realizava rinhas entre galos. No local, foi encontrado um galo com proteção no bico em galpão.

Por meio de nota divulgada hoje, a prefeitura esclarece que, no domingo (18), acionou a Inspetoria Veterinária do Estado por conta do registro de mortes de algumas aves. Amostras dos animais foram coletadas pelo órgão para a realização da análise, ainda não concluída.

A administração estanciense explica que as medidas preventivas foram adotadas (medidas internas com equipe de Vigilância em Saúde) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) prepara um alerta aos estabelecimentos de saúde de como proceder a partir da eventual confirmação.

Caso suspeito em humano 

Em Montenegro, onde foi identificado o primeiro foco de gripe aviária (H5N1) no RS, há suspeita de que um funcionário da granja comercial tenha sido infectado pela doença.

Em nota, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) diz que, após a confirmação de casos da granja e no Zoológico de Sapucaia do Sul, foi realizado o levantamento completo das pessoas que tiveram contato com os animais.

Desde a última sexta-feira (16), os trabalhadores são monitorados. Porém, apenas um deles apresentou sintomas gripais. Ele está em isolamento domiciliar. “A coleta de amostra foi realizada e encaminhada à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro (RJ), laboratório de referência nacional para vírus respiratórios. O resultado do exame é esperado ainda para esta semana”, diz a SES.

Risco de transmissão a humanos

O risco de transmissão de gripe aviária para pessoas é considerado baixo. A doença é mais comum entre profissionais que têm contato direto com animais doentes.

Não há transmissão de pessoa para pessoa. A SES também enfatiza que não há perigo em consumir alimentos, contando que estajam bem cozidos e preparados adequadamente.

A nota da Prefeitura de Estância Velha na íntegra

“No momento, o Município aguarda o resultado do laudo que poderá confirmar ou não o caso de gripe aviária na cidade. O local em questão está isolado desde a operação que resultou na apreensão de, aproximadamente, 500 galos em um criadouro clandestino na semana passada. Inclusive, resultando na prisão do suspeito de ser o responsável pelos animais.

No domingo, dia 18 de maio, a Prefeitura de Estância Velha acionou a Inspetoria do Estado a partir do registro de mortes de algumas aves. A Inspetoria esteve então no local para coletar amostras dos animais para a análise, que ainda não foi concluída.

Enquanto isso, as medidas preventivas foram adotadas e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) prepara um alerta aos estabelecimentos de saúde de como proceder a partir da eventual confirmação.”

Adicionar aos favoritos o Link permanente.