New It consolida 8º Encontro de Negócios como um dos mais importantes do setor

IMG 20250520 WA0038 e1747759288654 New It consolida 8º Encontro de Negócios como um dos mais importantes do setor

Evento reuniu mais de 650 agentes de viagens e 60 marcas do trade turístico em um dia repleto de networking, lançamentos e capacitações (Divulgação/New It)

No último dia 16 de maio, o Costa Hall foi palco do 8º Encontro de Negócios New It, um evento que reuniu centenas de profissionais do turismo e consolidou sua posição como um dos mais importantes do setor, no Rio de Janeiro. O encontro promoveu um dia intenso de networking, negócios, capacitação e apresentação de novidades, com a presença de mais de 60 expositores, refletindo o dinamismo e o crescimento do mercado.

O evento, que apresentou um crescimento de 15% no número de participantes e de expositores em relação à edição anterior, reforça o momento positivo da New IT, que atua com roteiros para mais de mil destinos e projeta um crescimento de 30% no faturamento em 2025, consolidando-se como uma das operadoras com maior capacidade de capilaridade e inovação do mercado.

“Com esse encontro, além de apresentar novos produtos e serviços, queremos consolidar nossa parceria com as principais empresas do mercado, além de reafirmar nossa principal parceria comercial com os agentes de viagens, sendo eles nosso principal canal de distribuição e vendas. Acreditamos que essa parceria é fundamental para o nosso sucesso e estamos comprometidos em dar toda a assessoria necessária para a ampliação dessa parceria”, destacou o diretor Brasil da New It, Jorge Castro.

Com um público altamente qualificado, o evento contou com a presença de profissionais vindos de diversas regiões do estado do Rio de Janeiro e de Juiz de Fora, por meio das caravanas bate-volta. As cidades contempladas foram Campos dos Goytacazes, Cabo Frio, Resende, Volta Redonda, Nova Friburgo, Teresópolis, Petrópolis, Juiz de Fora e Três Rios — um movimento que ampliou o acesso ao evento e fortaleceu a integração entre os diferentes polos emissores do turismo regional.

A programação contou com capacitações promovidas por cinco secretarias de Turismo — Rio Grande do Norte, Porto Seguro, Sergipe, Foz do Iguaçu e Paraíba — que apresentaram aos agentes os principais atrativos, novidades e estratégias de promoção dos destinos, ampliando o repertório dos profissionais e incentivando novas oportunidades de comercialização.

Um dos destaques do encontro foi a participação do Instituto Amigo Especial, que trouxe à pauta o turismo inclusivo e o papel fundamental dos agentes na criação de experiências acessíveis e acolhedoras para famílias atípicas e pessoas com deficiência. O Instituto apresentou o projeto Programa Turismo Inclusivo, que oferecerá capacitação e certificação para empresas do setor.

A IFASEG também marcou presença com uma palestra sobre a importância do seguro viagem e do seguro de responsabilidade civil, reforçando a necessidade de preparar os agentes para um mercado cada vez mais exigente e orientado à confiança e à segurança do consumidor.

A presença institucional foi reforçada pela participação do presidente do Visit Rio e do Sindetur-RJ, Luiz Strauss, que também é vice-presidente da Abav-RJ, representando as principais entidades do trade fluminense.

“O evento proporcionou um ambiente ideal para o networking, impulsionando a geração de negócios e a troca de informações entre os profissionais. Acreditamos que o fortalecimento do setor passa por encontros como esse, que valorizam o papel do agente e ampliam a visibilidade de destinos e produtos”, finalizou Luiz Strauss.

Capacitações

O evento reuniu não apenas expositores e agentes de viagens, mas também promoveu um rico circuito de palestras de capacitação, que apresentaram com profundidade o potencial turístico de importantes destinos brasileiros. As palestras reforçaram a importância do agente de viagens como elo estratégico entre o cliente e as experiências únicas que o Brasil tem a oferecer.

Iniciando o ciclo de capacitações, Molga Freire, da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), conquistou a plateia ao apresentar o tema “Rio Grande do Norte: acolhedor e grandioso por natureza”. Em uma palestra descontraída, ela destacou os principais atrativos do estado nordestino, reforçando seu posicionamento como destino solar, receptivo e com forte apelo emocional. A abordagem foi um convite irresistível para que agentes apostem em um destino que combina beleza, estrutura e hospitalidade.

“O estado conta com 410 quilômetros de litoral, com águas sempre quentes e praticamente 300 dias de sol por ano, além de uma excelente mobilidade urbana. Próximo a Natal, considerada a capital mais segura do Nordeste, temos diversos atrativos que vão desde praias e lagoas até serras, turismo religioso e de aventura e festejos juninos como o espetáculo “Chuva de Bala no País de Mossoró”, realizado ao ar livre e que conta a história de Lampião. Somos um destino diverso e que oferece opções para todos os gostos”, ressaltou Molga Freire, que apresentou também São Miguel do Gostoso, um destino em ascensão e com potencial gigante, a 110 quilômetros de Natal, perfeito para esportes de vento e que oferece uma festa de réveillon cada vez mais procurada.

Em seguida, Marinalda Malacarne, da secretaria de Turismo de Porto Seguro, falou sobre a ampla oferta hoteleira da região, que conta com mais de 70 mil leitos, 85 quilômetros de praias e se destaca como um dos destinos mais consolidados da Bahia. A apresentação mapeou os cinco distritos que compõem o município – Arraial d’Ajuda, Trancoso, Caraíva e litoral norte, além do Vale Verde, como foco no Turismo Rural e onde os búfalos são uma atração à parte. Um dos grandes destaques do destino são as vivências indígenas, disponíveis em Porto Seguro e em Caraíva, onde o turista pode fazer uma verdadeira imersão cultural.

“Temos duas aldeias que foram totalmente reestruturadas e estão prontas para receber o turista. Em Porto Seguro, na aldeia Reserva da Jaqueira, os visitantes podem vivenciar um as danças, as pinturas corporais, o artesanato, as orações, a gastronomia e até pernoitar na aldeia. Já na Reserva Porto do Boi, em Caríva, os visitantes participam do Awê Pataxó, ritual com defumação, cantos e danças tradicionais e, mensalmente, durante a lua cheia, ocorre o Ritual da Lua Cheia – Ãgohó Tibá, uma celebração com histórias, músicas, danças e banhos de ervas, fortalecendo a conexão com a natureza e a espiritualidade Pataxó”, explicou Marinalda.

A palestra sobre Sergipe, conduzida pela turismóloga Naime Menezes de Melo, apresentou um panorama encantador do estado como um destino autêntico, acolhedor e repleto de experiências memoráveis. Sergipe se destacou não apenas por suas belezas naturais e riqueza histórica, mas também por oferecer ao visitante vivências que conectam cultura, tradição e hospitalidade.

Um dos pontos altos foi o calendário de eventos, com ênfase especial nos festejos juninos, que em 2025 prometem surpreender com uma programação estendida por 60 dias, transformando o litoral sergipano em um grande arraial à beira-mar.

“As celebrações envolvem quadrilhas, shows, gastronomia típica e manifestações populares que refletem a alma vibrante do povo nordestino. Além disso, temos os passeios pelos cânions do Xingó, o ecoturismo no Vale dos Mestres, a visita ao artesanato de São Cristóvão – quarta cidade mais antiga do Brasil – e a imersão cultural nos mercados centrais de Aracaju, onde cores, sabores e saberes se misturam em um espetáculo sensorial”, ressaltou Naime.

Seguindo com as capacitações, foi a vez de Neumari Brites, da Secretaria Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu, apresentar uma visão abrangente e atualizada sobre um dos destinos mais emblemáticos do Brasil. Entre os destaques, Neumari ressaltou a modernização do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, que passou por significativas ampliações nos últimos anos e os principais atrativos da cidade, como as mundialmente famosas Cataratas do Iguaçu, a Usina Hidrelétrica de Itaipu, o Marco das Três Fronteiras, o Parque das Aves e outros atrativos como o Dreams Park Show e o Wonder Park.

“Das experiências oferecidas pelo Parque Nacional do Iguaçu, um dos passeios mais emblemático é a Trilha das Cataratas, que proporciona uma vista panorâmica das quedas d’água e, ao final da trilha, o visitante chega à famosa Garganta do Diabo. Outra opção é a Trilha do Poço Preto, que pode ser feita a pé ou de bicicleta, proporcionando uma jornada mais imersiva na floresta. Para os mais aventureiros, o Macuco Safari é uma das experiências mais emocionantes”, reforçou Neumari

Além disso, a cidade vem investindo fortemente no turismo religioso, com roteiros que incluem templos católicos, evangélicos, budistas e muçulmanos e o turismo de bem-estar, com spas, experiências sensoriais e retiros urbanos, também está em expansão.

Finalizando o ciclo de capacitações, a apresentação da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), ministrada por Márcia Leitte, coordenadora de Projetos Especiais, proporcionou aos participantes uma verdadeira imersão na diversidade cultural, histórica e natural da Paraíba.

Em uma exposição detalhada e inspiradora, Márcia reforçou o posicionamento do estado como um destino com enorme potencial para diferentes perfis de viajantes.

O grande destaque foi o Polo Turístico Cabo Branco, considerado o maior complexo turístico planejado do Nordeste, que conta com resorts de alto padrão, parque aquático, o Boulevard dos Ipês e diversos outros empreendimentos em fase de construção ou implantação e a capital João Pessoa, conhecida como “a cidade onde o sol nasce primeiro”. A orla urbana é cercada por praias de águas mornas e tranquilas, onde é possível curtir passeios de catamarã, praticar esportes náuticos ou apenas relaxar. Já o centro histórico, com seus casarões coloniais e igrejas centenárias, oferece um mergulho no passado e revela a alma cultural da cidade.

Além da capital, a Paraíba oferece experiências surpreendentes como o Brejo Paraibano, onde o turista pode vivenciar o clima ameno das montanhas; Cariri que se destaca por paisagens áridas e formações rochosas como o Lajedo de Pai Mateus – um dos sítios arqueológicos mais importantes do país – e por iniciativas de turismo de base comunitária e cultural que oferecem ao visitante vivências autênticas com artesãos, mestres da cultura popular e comunidades locais.

“Com essa diversidade de experiências – que vão da aventura à contemplação, do luxo ao turismo cultural, do litoral ao interior – a Paraíba se apresenta como um destino versátil, acolhedor e repleto de oportunidades comerciais, pronto para encantar viajantes e se firmar de vez no mapa do turismo nacional. A proposta da capacitação foi, justamente, inspirar os agentes a explorarem todo esse potencial e a ampliarem sua oferta de produtos com foco em autenticidade, qualidade e inovação, finalizou Márcia Leite.

Agente de viagens como guardião da experiência do cliente

Abrindo o ciclo de capacitações do 8º Encontro de Negócios da New IT, o diretor da IFASEG, Mario Gasparini, trouxe à tona reflexões valiosas sobre o reposicionamento do agente de viagens em um mercado que segue em transformação. Com o tema “Transformando desafios em oportunidades”, a palestra destacou como o profissional de turismo pode – e deve – se adaptar aos novos comportamentos do consumidor, agregando valor, proteção e confiança à jornada do cliente.

Segundo o dirigente, a pandemia redefiniu o papel do agente. Se antes ele era visto apenas como intermediário, hoje é compreendido como um consultor de confiança, um verdadeiro guardião da experiência do viajante. E para manter essa posição estratégica, Mario apresentou uma série de ferramentas e soluções oferecidas pela New IT que garantem mais segurança tanto para o cliente quanto para o agente.

Entre os principais destaques estão o seguro de Responsabilidade Civil Profissional, que ampara o agente diante de erros ou omissões em qualquer etapa da venda; a garantia de comissão na venda do seguro viagem, mesmo em caso de cancelamento posterior e a formalização da recusa do seguro viagem, essencial para evitar responsabilizações futuras, principalmente em viagens nacionais, onde planos de saúde geralmente não oferecem cobertura fora do estado de origem.

“O seguro viagem não é mais uma opção — é uma necessidade. E cabe ao agente de viagens orientar e proteger o passageiro, ainda mais os que viajam pela primeira vez ou com pouca frequência. A venda assistida está em alta e os passageiros valorizam, e estão dispostos a pagar, por atenção personalizada e atendimento proativo”, reforçou Gasparini.

Um ponto de alerta foi o cuidado na seleção de fornecedores, já que qualquer falha na prestação de serviços impacta diretamente na imagem do agente.

“É preciso conhecer e confiar em cada elo da cadeia. Se um fornecedor falha, é a sua imagem que ficará arranhada”, destacou.

A palestra foi encerrada com a mensagem de que o agente de viagens, munido de ferramentas, conhecimento e postura consultiva, tem tudo para transformar os desafios do cenário atual em oportunidades concretas de crescimento e valorização.

“Mais do que vender pacotes, o agente hoje entrega tranquilidade, proteção e experiências inesquecíveis. E isso não tem preço”, finalizou Mário Gasparini.

Turismo inclusivo

A participação do Instituto Amigo Especial chamou a atenção ao colocar em pauta um tema fundamental e urgente: o turismo inclusivo.

Representando o Instituto, Andrea Amorim trouxe uma mensagem potente sobre a importância de construir um turismo mais acessível, empático e preparado para receber famílias atípicas e pessoas com deficiência com respeito e acolhimento real.

“Hoje tivemos a oportunidade de divulgar um pouco do que é o Turismo Inclusivo, e o que a gente pensa em termos de capacitação — desde o agente de viagens até a hotelaria, transporte e empresas aéreas. Precisamos criar um movimento que abrace essas famílias e lhes proporcione experiências verdadeiramente inesquecíveis”, destacou Andrea.

Segundo ela, a New IT foi a primeira parceira do Instituto a dar visibilidade à causa, tanto no acolhimento de passageiros com perfis diversos em suas viagens, quanto agora, ao abrir espaço para esse debate durante o evento.

“A escuta ativa é fundamental. Não basta vender um pacote, é preciso compreender as necessidades específicas de cada família e garantir que todo o percurso — do atendimento à vivência no destino — esteja preparado para receber com excelência”, destacou Andrea, acrescentando que está em desenvolvimento o Programa Turismo Inclusivo, que oferecerá cursos de capacitação e certificação para empresas e profissionais do turismo. O objetivo é garantir não apenas acessibilidade física, mas também emocional e comunicacional, promovendo um atendimento de excelência, empatia e propósito.

“A proposta é fazer com que o agente de viagens e todos os elos da cadeia do turismo entendam que a inclusão vai além da estrutura — ela começa com atitude, com formação e com um novo olhar. É hora de transformar nosso trabalho em algo que vá além da venda: em algo que deixe marcas positivas na vida das pessoas”, concluiu Andrea.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.