Região já aplicou mais de 53 mil doses de vacina contra a gripe

Desde a semana passada, a vacina contra a gripe está disponível para todos os públicos nos postos de saúde. A campanha de vacinação deste ano, que foi aberta no dia 4 de abril abrangeu, inicialmente, grupos prioritários como crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes e idosos. Ao todo, segundo a Secretaria Estadual da Saúde (SES), mais de 4,9 milhões de pessoas fazem parte dos grupos elegíveis previamente elencados no RS.


Imunizante está disponível para todos os públicos gratuitamente nos postos de saúde



Imunizante está disponível para todos os públicos gratuitamente nos postos de saúde

Foto: Leo Henrique/ Prefeitura de Esteio

Conforme a SES, a ampliação dos grupos agora selecionados representa a abertura para mais 1,4 milhão de pessoas (695 mil crianças dos 5 aos 9 anos completos e 735 mil pessoas entre 55 e 59 anos). Na região, somados os números de São Leopoldo, Sapucaia do Sul e Esteio, mais de 53 mil doses da vacina haviam sido aplicadas até esta terça-feira (20).

CLIQUE AQUI PARA FAZER PARTE DA COMUNIDADE DO JORNAL VS NO WHATSAPP

Em São Leopoldo, conforme a secretária da saúde, Kelbe Gonçalves, já foram imunizadas cerca de 20 mil pessoas. Somando somente crianças, gestantes e idosos, o público-alvo da campanha no Município é de 58.950 pessoas. “A cobertura ainda está longe do ideal. Atingimos somente 23% da meta”, comenta.

“Seguimos convidando a população a se proteger, estamos vacinando as (escolas) conveniadas, acamados, EMEIs, e estamos organizando ações aos sábados com a unidade móvel, para dar mais acesso à população”, explica. Na cidade, são 20 unidades básicas de saúde com salas de vacinação. A secretária destaca, ainda, a importância da imunização sobretudo com a proximidade do inverno, que começa oficialmente no dia 20 de junho.

“O Hospital Centenário registra dezenas de casos de agravamento de síndromes gripais. É justamente isso que estamos combatendo com a vacina, que segue disponível também para públicos prioritários. Agora conseguimos um avanço na cobertura para todos os públicos. Pedimos que a população procure as unidades e se proteja antes da chegada do frio mais intenso”, frisa a secretária.

LEIA TAMBÉM: Ossadas em armário e cobranças irregulares são investigadas em cemitério do Vale do Sinos

Em Sapucaia do Sul, a meta da Secretaria Municipal de Saúde é imunizar 52.920 pessoas que integram os grupos definidos como prioritários. Somadas crianças menores de seis anos e idosos, já foram aplicadas mais de 10,9 mil doses, além de outras 7 mil destinadas ao público em geral. A campanha é realizada em todas as unidades de saúde do município, que funcionam como pontos de vacinação.

Em Esteio, 58% da meta da vacinação de idosos, crianças e gestantes já foi atingida com a aplicação de 12.443 doses. Além disso, outras 4,3 mil doses foram aplicadas no restante dos grupos e população em geral até o começo desta semana. Em esteio, a vacina é oferecida em 13 unidades básicas de saúde e no Centro Integrado de Atenção à Saúde (Cias).

Campanha até o dia 3 de junho

A campanha nacional de vacinação contra a Influenza ocorre até 3 de junho. A vacina Influenza trivalente utilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é produzida pelo Instituto Butantan. A formulação é constantemente atualizada para que a dose seja efetiva na proteção contra as novas cepas do vírus. A vacina será eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.