Visit Brasil Summit, da Embratur, estreia com sucesso e marca novo capítulo no turismo nacional, avalia Freixo

IMG 4027 Visit Brasil Summit, da Embratur, estreia com sucesso e marca novo capítulo no turismo nacional, avalia Freixo

Marcelo Freixo, presidente da Embratur

RIO DE JANEIRO – Durante o segundo (e último) dia do Visit Brasil Summit, evento que marca sua primeira edição no cenário nacional, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, fez um balanço positivo da iniciativa, destacando seu papel estratégico na redefinição do turismo brasileiro. Realizado no Museu do Amanhã, no  Rio de Janeiro, o encontro reuniu autoridades, especialistas e nomes de destaque do setor para lançar as bases de um novo plano de marketing que norteará o turismo nacional até 2027.

O evento também foi palco do lançamento oficial do plano de marketing que, segundo Freixo, representa um marco importante de sua gestão. “Acho que sem dúvida alguma este evento – e o lançamento do plano de Marketing, é um dos grandes legados da nossa gestão. Ele dialoga com tudo o que fizemos e com o que acreditamos para o futuro do turismo no Brasil”.

“O plano Brasis afirma que esse país é único, mas não é um só”, afirmou Freixo. “Nossa diversidade é nossa maior propaganda e riqueza”. Segundo ele, o plano não pertence apenas à Embratur, mas sim ao Brasil como um todo. Com validade de 3 anos, a iniciativa busca definir uma linguagem e um projeto unificado para a promoção turística do país no cenário internacional.

A prioridade agora é a capilarização do plano de marketing. “Amanhã mesmo teremos reunião com o Sebrae no Rio de Janeiro para regionalizar o plano. Semana que vem já estaremos na Paraíba. A ideia é que esse plano esteja presente em todos os territórios. Iremos entregá-lo em todas as UF’s”, revelou.

Primeira edição é sucesso absoluto na visão do presidente

Freixo avaliou o evento como de muito sucesso e destacou o simbolismo de realizar o evento no Museu do Amanhã, um espaço que representa inovação e futuro, situado na zona portuária do Rio de Janeiro, região que abriga a Pequena África, hoje um dos polos turísticos mais relevantes da cidade. “Esse evento fala sobre o futuro, mas está enraizado em lugares com passado profundo. Isso traduz o que o turismo brasileiro precisa ser: um elo entre o passado, o presente e o amanhã”, afirmou.

Com uma programação que uniu desde mesas com autoridades até premiações de jovens pesquisadores, o Visit Brasil Summit foi descrito por Freixo como “ousado” e transformador. Ele citou a presença da escritora Conceição Evaristo, que promoveu reflexões sobre território e turismo, e a condução do evento pelo comunicador René Silva, do Complexo do Alemão, como exemplos da proposta de democratizar o turismo e desconstruir a ideia de que ele é um privilégio de elites.

“O turismo não pode ser visto apenas como algo de quem viaja, mas como um projeto de país. É geração de emprego, é desenvolvimento. É sobre quem recebe também”, destacou. Freixo também defendeu uma mudança de paradigma: “Durante muito tempo se disse que a segurança era um problema para o turismo. Agora a gente mostra que o turismo pode ser solução para a segurança”

Quanto ao futuro do Visit Brasil Summit, Freixo adiantou que a intenção de torná-lo itinerante permanece, permitindo que diferentes regiões do país sejam palco das próximas edições. O local da próxima edição já esteja definido e será revelado ainda hoje (20).

*O M&E viaja com apoio da Shift Mobilidade Corporativa e proteção GTA

Adicionar aos favoritos o Link permanente.