Banheiro pequeno e simples: 5 dicas de decoração para trazer funcionalidade ao ambiente

Um banheiro pequeno e simples exige, mais do que em espaços amplos, planejar a distribuição de móveis e acessórios com uma margem de erros mínima. Assim, estar consciente das decisões é fundamental — e isso só acontece com pesquisa e busca por referências. Por isso, elencamos cinco sugestões que vão ajudar a desenvolver o cômodo de maneira a promover funcionalidade.

Entre na comunidade da Like Magazine no WhatsApp!

Gabinete e cuba

Aliar a proporção entre gabinete e banheiro ao armazenamento necessário é um dos desafios do cômodo. Primeiro, é necessário manter a escala entre a escolha do móvel e o ambiente, para evitar um resultado desproporcional. Ao mesmo tempo, é preciso trazer prateleiras e gavetas internas suficientes para acomodar os objetos usados.

Um truque pode ajudar e envolve um terceiro elemento: a cuba. Priorizar os modelos de embutir e semi-encaixe é a sugestão para ampliar a área interna do gabinete. Por outro lado, a dica é evitar o modelo de apoio, que reduz alguns centímetros da altura do armário. Caso a família escolha esta opção, é possível devolver o armazenamento ao optar por um modelo com estrutura baixa. O cuidado, nessas horas, é com a umidade do cômodo.

Siga @likemagazinebr para mais dicas de decoração, beleza e moda!

A escolha do espelho

Em ambientes pequenos, é importante não sobrecarregar visualmente o espaço. Por isso, ter um espelho minimalista pode ser uma boa opção nos casos em que o revestimento é marcante ou, por exemplo, existem outras soluções aéreas de armazenamento.

Há a possibilidade, ainda, de escolher uma versão em que a porta do armário aéreo conta com um espelho. Caso o modelo escolhido não seja esse, é recomendado optar por um gabinete com maior capacidade de armazenamento.

Quer seguir com a Like Magazine no Spotify? Então, ouça o podcast Like 103.3!

Não deixe a luz de lado

Planejar a iluminação é ainda mais importante quando a metragem do espaço é maior ou menor do que os moradores gostariam. Através das luzes, é possível ampliar a funcionalidade do cômodo e evidenciar elementos que passariam despercebidos. Além da lâmpada principal, que tal dar destaque ao espelho, aos nichos ou às prateleiras?

Cuidado com os revestimentos

Quando o espaço é menor, cada escolha ganha ainda mais destaque. Por isso, a recomendação é escolher revestimentos que não diminuam o cômodo visualmente. Dar preferência a opções mais claras e minimalistas traz amplitude ao ambiente. A regra vale, também, para a marcenaria: é melhor apostar em tons suaves em detrimento do preto ou da madeira escura.

Tons claros ampliam o espaço | abc+



Tons claros ampliam o espaço

Foto: @milenasanches.arq

O lugar dos acessórios

A disposição dos acessórios do banheiro é um fator importante para a decoração, mas não só. A escolha impacta, também, no cotidiano dos moradores e, consequentemente, na funcionalidade do cômodo.

Para quem enfrenta problemas para dispor os elementos, existem soluções. O suporte para o papel higiênico, por exemplo, é acoplável à marcenaria do gabinete. A toalha de rosto, enquanto isso, pode ocupar um apoio solto na bancada. 

Cadastre seu e-mail para receber os conteúdos da Like Magazine.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.