Brasil mostra a turistas dos EUA por que é o destino mais autêntico do mundo em nova campanha

IMG 20250521 WA0006 e1747837537642 Brasil mostra a turistas dos EUA por que é o destino mais autêntico do mundo em nova campanha

Com slogan “Não há lugar como o Brasil”, peças publicitárias focam destinos que são patrimônios da Unesco, sustentáveis, pulsantes de cultura, aventura e natureza exuberante (Divulgação/Embratur)

Com foco na autenticidade, sustentabilidade e exuberância dos destinos brasileiros, a Embratur lança, nos Estados Unidos, nesta terça-feira (20), uma nova campanha para mostrar que não há lugar como o Brasil no mundo. As peças tomarão conta das redes sociais e plataformas digitais do Tio Sam para revelar por que o Brasil vem atingindo recordes históricos com o turismo internacional e tem se consolidado como o destino mais completo para quem busca aventuras genuínas, experiências culturais profundas e turismo sustentável de alto nível.

A iniciativa, que traz o slogan “Não há lugar como o Brasil”, promove segmentos e nichos estratégicos para a Embratur, destacando os emocionantes safáris no Pantanal, as paisagens paradisíacas dos Lençóis Maranhenses, a cultura vibrante do Rio de Janeiro e a rica história de Paraty. Esses destinos, reconhecidos como Patrimônios Mundiais pela Unesco, combinam de forma única o luxo autêntico com compromisso ambiental.

A campanha será veiculada nos estados de Massachusetts, Califórnia, Colorado, Nova York, Illinois, Texas, Geórgia, Flórida, Carolina do Norte e no Distrito de Columbia. A divulgação da campanha é realizada em parceria com associações de operadoras de turismo nos mercados, além de companhias aéreas, plataformas online que permitem aos viajantes reservar passagens aéreas, hoteis, aluguel de carros e outros serviços de viagem (OTAs) e operadoras de turismo que atuam na promoção direta com os públicos-alvo dos mercados.

“68% dos viajantes norte-americanos buscam experiências sustentáveis e esta campanha chega no momento ideal para esse público. Estamos mostrando um Brasil que lidera em turismo responsável. Do Pantanal, onde o ecoturismo protege as onças-pintadas, aos Lençóis Maranhenses, onde comunidades locais são protagonistas, passando pelo Rio de Janeiro, que combina natureza exuberante com cultura urbana, e Paraty, onde história, biodiversidade e saberes tradicionais convivem em harmonia, oferecemos uma combinação única de patrimônios, autenticidade e infraestrutura de qualidade. Tudo isso com o calor humano que só o nosso povo pode oferecer. Este é um convite para que os turistas dos Estados Unidos venham viver o Brasil em sua essência mais pura, criando memórias inesquecíveis e valorizando, ao mesmo tempo, as pessoas e a natureza”, afirmou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.

A estratégia de comunicação foi cuidadosamente elaborada para falar diretamente com o turista norte-americano moderno. Pesquisas mostram que 42% do público-alvo escolhe o Brasil pela cultura, 35% pela gastronomia e 19% pela natureza. Por isso, a campanha inclui um vídeo principal de 60 segundos e três peças menores de 20 segundos, todas mostrando turistas reais vivenciando experiências imersivas. O conteúdo será segmentado para diferentes perfis, desde os aventureiros em busca de safáris até famílias procurando praias paradisíacas e viajantes solo ávidos por cultura.

A campanha é uma parceria da Embratur com o Sebrae Nacional e faz parte da estratégia de aumentar o conhecimento sobre o Brasil entre profissionais do turismo e impulsionar negócios e vendas internacionais. Além da presença nas principais feiras turísticas em todo o mundo, a ideia é levar o Brasil para perto do público-alvo de forma sensorial e memorável com ações especiais como famtours para agentes de viagens, press trips para jornalistas e uma Galeria Visit Brasil prevista para setembro de 2025.

“No Brasil, existem 1,78 milhão de empresas no setor de Turismo. Desse total, 97,4% são de pequenos negócios. Esses empreendimentos são responsáveis pela geração de empregos e renda em todo país. Ao participar desta estratégia com a Embratur, o Sebrae busca fomentar os negócios do turismo. Somos um país com grande diversidade e precisamos mostrar toda esta potência para o mundo, com isso gerar mais oportunidades para os empreendedores”, afirma o presidente do Sebrae, Décio Lima.

Não há lugar como o Brasil

O Brasil se revela nesta campanha como um universo completo de possibilidades, onde a maior biodiversidade do planeta se harmoniza com um firme compromisso com a sustentabilidade. Patrimônios Mundiais da Unesco se destacam como joias a serem descobertas: o Pantanal, maior planície alagada do mundo; os Lençóis Maranhenses, com suas paisagens deslumbrantes; o Rio de Janeiro, entre montanhas e mar; e Paraty, onde a história pulsa em cada rua de paralelepípedo.

No Pantanal, o turista encontra uma versão única de safári, onde o contato com a natureza se entrelaça com a gastronomia regional e o modo de vida pantaneiro. Da vibração contagiante das rodas de samba no Rio de Janeiro ao charme colonial de Paraty, passando por experiências de afroturismo que celebram a herança africana no país, os viajantes encontram uma cultura pulsante que traz dança, música e ancestralidade. E para quem busca paisagens únicas no mundo, os Lençóis Maranhenses, ponto alto da Rota das Emoções, oferecem uma mistura quase surreal de dunas brancas e lagoas cristalinas.

Turismo internacional em alta

O Brasil segue em ritmo acelerado na retomada do turismo internacional. O 1º trimestre de 2025 marcou um crescimento expressivo de 47,78% na entrada de estrangeiros em relação ao mesmo período do ano passado. Entre os países em destaque estão os Estados Unidos, que bateu recorde. Foram 260.935 norte-americanos visitando o Brasil entre janeiro e março deste ano. O número representa um aumento de 27,79% frente ao mesmo período de 2024, o melhor 1º trimestre da série histórica.

O avanço do turismo internacional está alinhado às metas do Plano Nacional de Turismo (PNT), que visa posicionar o Brasil como o destino mais visitado da América do Sul até 2027. A meta é atingir 8,1 milhões de visitantes estrangeiros por ano. O PNT está integrado ao Plano Plurianual 2024-2027 e contempla 20 programas e planos setoriais, incluindo o Plano de Adaptação Climática para o Turismo, reforçando o compromisso com a Agenda 2030 da ONU e com o desenvolvimento sustentável do setor.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.