Embratur entrega Plano Brasis no Rio e inicia articulação com estados para promover turismo internaciona

IMG 0457 Embratur entrega Plano Brasis no Rio e inicia articulação com estados para promover turismo internaciona

Presidente da Embratur, Marcelo Freixo detalha nova estratégia de promoção dos destinos brasileiros (Márcio Menasce/Embratur)

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, entregou oficialmente nesta quarta-feira (21), no Rio de Janeiro, o Plano Brasis, o novo plano de marketing turístico internacional do Brasil. A cerimônia aconteceu na sede do Sebrae-RJ e marcou o início de uma série de apresentações regionais que a Embratur realizará em parceria com o Sebrae Nacional. O objetivo é garantir que as estratégias de promoção internacional estejam alinhadas às realidades e potencialidades de cada Unidade da Federação até 2027.

Desenvolvido em parceria com o Ministério do Turismo, o Sebrae e com apoio técnico da FGV e da consultoria Dream Factory, o Plano Brasis substitui o antigo Plano Aquarela e representa uma guinada na forma como o Brasil pretende se posicionar no exterior: como um destino plural, sustentável e conectado com seu território e suas comunidades. “Vamos levar o plano a todas as regiões do país, num processo participativo, ouvindo o trade, os estados e os Sebraes locais”, afirmou Freixo. Segundo ele, a escuta ativa, que já contou com mais de 2.400 contribuições de profissionais do setor, continuará guiando a implementação do plano.

Além de reposicionar a marca Brasil no mercado internacional, a proposta visa fortalecer o ambiente de negócios, fomentar o empreendedorismo, valorizar a cultura local e ampliar a geração de emprego e renda por meio do turismo.

A partir do Rio, a Embratur dará continuidade às visitas aos demais estados, promovendo encontros com gestores estaduais de turismo e representantes do setor para detalhar os eixos estratégicos do Plano Brasis e garantir a adesão das ações locais à política nacional.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.