Janja e Michelle aparecem empatadas em simulação de segundo turno em SP, diz pesquisa

Uma pesquisa encomendada por aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) simulou um inusitado cenário de segundo turno presidencial no estado de São Paulo entre as primeiras-damas Janja da Silva e Michelle Bolsonaro. Segundo o levantamento, divulgado pela Folha de S. Paulo, ambas aparecem empatadas tecnicamente, com 41% das intenções de voto.

O cenário testado antecipa movimentações no xadrez político nacional para as eleições de 2026, considerando o impedimento de Jair Bolsonaro (PL) pela Justiça Eleitoral. Michelle tem sido apontada como herdeira natural de sua base, especialmente entre o eleitorado feminino e evangélico.

Leia também

Democracia está ‘capengando, mas andando’, diz Lula em evento com homenagem a Janja

Presidente celebrou, no entanto, que a trama golpista de 2022 e 2023 não se converteu em ruptura democrática

Já Janja, embora com visibilidade crescente e presença ativa em agendas do governo, não poderia disputar o Planalto em 2026, por ser cônjuge do presidente em exercício — a menos que Lula renunciasse ao cargo.

Nomes da esquerda para SP

A mesma pesquisa também avaliou possíveis cenários para a disputa ao governo de São Paulo, caso o atual governador, Tarcísio de Freitas (Republicanos), tente a reeleição. Em um dos quadros, o vice-presidente e ex-governador Geraldo Alckmin (PSB) aparece com 35% das intenções de voto, contra 46% de Tarcísio.

Leia também

‘Prefiro o Lula’: entenda demissão de Wajngarten do PL a mando de Michelle Bolsonaro

Advogado do ex-presidente fez comentários críticos à ex-primeira-dama em conversas com o tenente-coronel Mauro Cid

A ex-prefeita Marta Suplicy (PT) registra 33%, também em desvantagem frente ao governador. Já o ministro Márcio França (PSB) tem 28%, enquanto o titular da Saúde, Alexandre Padilha (PT), aparece com apenas 15%.

Os dados indicam que, embora nomes da base governista possuam recall e trajetória política consolidada, Tarcísio mantém folga na liderança em São Paulo, seu principal reduto e vitrine para eventuais voos nacionais.

O estudo ouviu 1.000 eleitores paulistas entre os dias 4 e 8 de abril, por telefone. A margem de erro é de três pontos percentuais. Eleitores indecisos somam 8%, enquanto votos nulos, brancos ou nenhum dos nomes alcançaram 10%.

The post Janja e Michelle aparecem empatadas em simulação de segundo turno em SP, diz pesquisa appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.