Outono e queda de cabelo: Por que notamos que os fios caem mais nessa época do ano?

Sente que há cada vez mais cabelos caídos pela casa? Principalmente após a chegada do frio, durante o outono e o inverno? Você não é o único.

CONFIRA: Anvisa suspende mais uma marca de suplementos: “Cuidado com propagandas de produtos com promessas milagrosas”, diz agência

Entenda se o cabelo pode cair mais no outono | abc+



Entenda se o cabelo pode cair mais no outono

Foto: Freepik

O cabelo cai mais no outono?

Essa percepção de que a queda de cabelo é maior durante outono e inverno é comum, segundo a dermatologista Cíntia Pessin, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia, secção do Rio Grande do Sul (SBD-RS).

Entretanto, a dermatologista explica que os fios não estão caindo mais por conta da estação. “Não há um mês do ano na qual a queda de cabelos ocorra com maior frequência”, explica Cíntia. “Muitas pessoas notam maior intensidade durante o outono em virtude de um eflúvio (queda de cabelos) sazonal.”

ENTENDA: Banhos quentes podem acabar com a sua pele! Veja 3 segredos para dar adeus à pele seca no frio

Por que parece que o cabelo cai mais durante o outono?

E não há um motivo específico para a queda de cabelos sazonal, já que não é bem conhecido. Ainda assim, a vice-presidente da SBD-RS explica que existem fatores que podem influenciar nisso.

Dentre eles, estão as mudanças bruscas de temperatura, que levam a população a lavar menos o cabelo, ou com a água do chuveiro mais quente, aumentando a percepção de que os fios estão caindo cada vez mais. Ainda, pode ser por conta da maior exposição do couro cabeludo ao sol durante os meses de verão.

LEIA TAMBÉM: Municípios da região encontram resistência e tabus na hora de ampliar vacinação contra o HPV; adesão é baixa

Até quando a queda de cabelo é normal

Deixar alguns fios perdidos pela casa não é algo a se preocupar, até certo ponto. Afinal, é natural que todos percam entre 100 e 120 por dia. A preocupação deve acontecer se notar que a queda está maior do que o acontece normalmente. “Essa queixa deve ser sempre avaliada com o médico dermatologista”, afirma Cíntia.

SE INSCREVA NA NEWSLETTER DO ABCMAIS

Junto ao dermatologista, a pessoa conseguirá investigar qual o motivo por trás da queda. Alguns deles são:

• deficiência nutricional, principalmente de ferro;
• alopécia androgenética (calvície);
• alopécia areata;
• agressões aos fios, como alisamentos e tinturas de cabelos, que podem provocar a quebra química das hastes capilares;
• doenças sistêmicas, como hipotireoidismo;
• alterações fisiológicas no ciclo capilar, como as provocadas pelo envelhecimento.

E nada de correr para a farmácia para comprar suplementos vitamínicos sem consultar um médico antes! O uso excessivo deles também pode provocar problemas de saúde, lembra a dermatologista. Inclusive, a queda de cabelos.

*As informações veiculadas nesta matéria são apenas para fins de educação. Em caso de sintomas, ou de dúvidas, um profissional de saúde deve ser consultado.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.