São Paulo celebra 20 anos de Virada Cultural com programação histórica em 2025

Virada Cultural 2015 Julio Prestes Foto JoseCordeiro 0212 2 scaled São Paulo celebra 20 anos de Virada Cultural com programação histórica em 2025

Comemorando 20 anos de arte nas ruas, a Virada Cultural transforma São Paulo em um grande palco a céu aberto (Jose Cordeiro/SPTuris)

Nos dias 24 e 25 de maio, a cidade de São Paulo será tomada por 24 horas ininterruptas de arte, música, dança, teatro e cultura popular. A edição de 2025 da Virada Cultural comemora duas décadas de um dos maiores eventos culturais da América Latina com o tema “20 anos em 24 horas”.

Criada em 2005, inspirada na Nuit Blanche de Paris, a Virada nasceu com o objetivo de ocupar a cidade com experiências culturais gratuitas e acessíveis, promovida pela Secretaria Municipal de Cultura em parceria com a SPTuris. De lá para cá, se consolidou como uma festa democrática, marcada pela diversidade de linguagens artísticas e pela ocupação criativa dos espaços públicos.

Ao longo dos anos, o evento cresceu e se reinventou. Em 2010, atrações internacionais como Living Colour e ABBA The Show marcaram presença. Já em 2015, a Virada deu um passo importante rumo à descentralização, com a inclusão de palcos nas periferias. Em 2020, em meio à pandemia, foi realizada de forma totalmente virtual. Agora, em 2025, a celebração retorna às ruas com força total.

A programação inclui mais de 1.000 apresentações em 21 palcos — sendo 16 distribuídos pelos bairros e cinco no centro —, além de atividades em mais de 150 espaços como CEUs, casas e centros de cultura, e instituições como o Masp, Itaú Cultural e 20 unidades do Sesc.

A SPTuris participa com apoio operacional e aposta em uma novidade para este ano: estimular o funcionamento do comércio no centro durante todo o evento. “O objetivo é fomentar a economia, garantir opções de alimentação e ampliar a sensação de segurança”, afirma o presidente da SPTuris, Gustavo Pires. A operação também contará com reforço na segurança em parceria com a PM e a GCM.

Segundo pesquisa do Observatório de Turismo e Eventos, 96% do público aprova a continuidade da Virada. Em 2024, 89,7% dos frequentadores eram moradores da capital, e 25,5% participaram de um show ou festival pela primeira vez. O gasto médio por visitante foi de R$ 49,83 — entre os turistas, R$ 1.216,95, com média de 3,2 dias de estadia.

“O evento celebra a diversidade, a ocupação democrática dos espaços públicos e a potência da arte em transformar a cidade”, destaca o secretário municipal de Cultura e Economia Criativa, Totó Parente.

Mais informações e programação completa estão disponíveis no site: www.viradasp.com.br.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.