Toyota está cansada de fazer carros sem graça

A Toyota é conhecida por oferecer ao público mundial modelos com pegada mais conservadora e sóbria. Além disso, seus veículos são vistos como confiáveis, mesmo com alta quilometragem, e robustos. Só que sem graça. Porém, em um evento recente, o atual CEO da fabricante japonesa deu um novo ponto de vista. Ele disse que os carros não podem ser apenas eficientes, mas também precisam ser divertidos e apaixonantes.

Segundo Koji Sato, “Um carro só é um carro se for divertido de guiar”. O executivo pontuou que atualmente, os clientes mundiais não procuram apenas veículos que sejam eficientes em consumo de combustível ou tenham diversos itens de série. Por isso, ele contou que a montadora não pode mais só se preocupar com esses pontos, mas tentar unir também um desempenho mais emocionante na hora da condução.

O executivo contou que o possível caminho para o sucesso seria unir paixão e emoção. Com essa afirmação do presidente da Toyota, dá para abrir muitas especulações sobre o futuro da montadora. Uma delas tem haver com os futuros carros esportivos, que deverão aliar um desempenho chamativo com um desenho marcante. Assim, atrairia mais clientes e fidelizaria seus atuais compradores.

Edição de despedida Toyota GR Supra - Carro na cor preta com fundo neutro
Toyota GR Supra [divulgação]

Como assim?

O problema é que a fala de Koji contradiz com o atual contexto em que a montadora está inserida nos Estados Unidos. O que acontece é que os estadunidenses possuem hoje a possibilidade de adquirir um GR Supra 0km. Mas, o esportivo japonês, que é bem apimentado e tem um desenho fora do comum, está com os dias contados.

Aliás, o Supra está sendo oferecido na versão MkV Final Edition, que é especial e terá apenas 1.300 unidades produzidas. Essa variante chamará atenção pela pintura fosca, detalhes avermelhados, ponta dos escapamentos cromadas e outros itens. Seu motor é turbo e tem seis cilindros em linha. Ele dispõe de 382 cv e 45 kgfm de torque.

Toyota GR Supra MkV Final Edition preto com detalhes vermelhos, visto de lado e com DRL's acesos
Toyota GR Supra MkV Final Edition [Divulgação]

A edição especial marca o fim de oferta do esportivo para os Estados Unidos. Sua produção está programada para ser encerrada em meados de 2026. No entanto, os estadunidenses ainda vão poder optar pelos GR Corolla e o GR86. No Brasil, a marca japonesa oferece atualmente o GR Corolla com motor 1.6 turbo de 304 cv em duas versões caríssimas. Futuramente deverá desembarcar o compacto GR Yaris.

Para a clientela mais racional e que quer apenas um toque mais esportivo, há os Corolla e Corolla Cross GR-Sport. Essas versões contam com visual exclusivo, diversos equipamentos e usam o propulsor 2.0 aspirado flex de 175 cv e o câmbio é automático do tipo CVT.

Você acha que o CEO da Toyota está certo em seu pensamento? Quais pontos você considera primordiais na hora de escolher um carro? Conte nos comentários


O post Toyota está cansada de fazer carros sem graça apareceu primeiro em Auto+ TV.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.