Vídeo: segundo tubarão é avistado no mar do RJ em menos de 3 dias

Um segundo tubarão foi avistado no mar da Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio de Janeiro, na tarde dessa segunda-feira (20/5), às 14h30. O locador de jet-ski Brenno Affonso passeava com seu cliente no transporte a 300 m da orla, na altura do posto 1, quando se deparou com o animal.

“Sou piloto há 4 anos e nunca tinha visto tubarão aqui”, afirmou Affonso. É o segundo registro de um tubarão na mesma área em menos de três dias.

Veja o vídeo do momento em que o tubarão aparece:

 

Segundo Affonso, o cliente era estrangeiro e estava com ele na garupa do jet-ski. Passando pelo mar, próximo de outras pessoas que também andavam de jet-ski por ali, o locador do transporte aquático brincou com o cliente dizendo que eles iriam ver jacaré no mar. Após a piada, o locador avistou o animal.

“Quando eu olhei para o lado, vi o tubarão. Cara, foi sinistro. Medo eu não fiquei porque aqui nunca teve registro de algum ataque e tal, mas fiquei surpreso, porque eu sou piloto já tem 4 anos e nunca havia visto um tubarão aqui. Nunca, nunca”, disse.

Apesar de rara, a presença de tubarões na orla da Barra pode acontecer devido a fatores como a temperatura da água e a presença de cardumes que se aproximam da costa, segundo especialistas.

Outro registro de tubarão

No domingo (18/5), uma aula de surfe foi interrompida pela presença do que parecia ser um tubarão-martelo. O professor de surfe Juan Duarte estava dando aula para uma turma quando os alunos, na água, avistaram a barbatana do animal, na altura do Posto 5.

Os professores imediatamente orientaram todos os alunos a saírem da água com segurança. Ninguém se feriu.

Avistei um tubarão, o que fazer?

O Corpo de Bombeiros orienta os banhistas a ficarem atentos às bandeiras fixadas na praias, pois caso a bandeira posta seja roxa, indica que há presença de animais marinhos, como tubarões.

Diante desse cenário, a recomendação é:

Evite nadar em áreas isoladas e procure ficar sempre em grupo na água;
Evite usar objetos brilhantes, como joias, que podem refletir luz e atrair animais marinhos em geral;
Evite entrar na água durante o amanhecer ou entardecer, quando muitos tubarões estão mais ativos e se alimentando;
Evite nadar próximo a cardumes ou áreas com muita pesca;
Evite roupas de cores muito vivas — os tubarões percebem bem o contraste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.