3 truques para evitar gases ao comer feijão, segundo uma nutricionista

Embora seja nutritivo e benéfico para a saúde, o feijão pode causar gases e estufamento em algumas pessoas. Isso não significa, necessariamente, que o alimento precisa sair da dieta do dia a dia.

Leia também
  • Vida & Estilo

    Tomar vinagre antes de comer doces reduz picos de glicose; saiba mais
  • Vida & Estilo

    Chá natural combate rugas e retarda o envelhecimento; veja receita
  • Vida & Estilo

    Nutri revela o método mais rápido para emagrecer e queimar gordura

Existem algumas estratégias que podem ajudar a reduzir a formação de gases ao cozinhar feijão. A professora e nutricionista da Estácio Lorena Melo destaca que uma delas é deixar os grãos de molho por pelo menos seis horas antes do cozimento.

“Isso não só ajuda a amolecer os feijões, mas também reduz a quantidade de oligosacarídeos, uma vez que parte deles se dissolve na água”, explica.

Imagem colorida de feijão dentro de pote verde-escuroCozinhar o feijão sem deixá-lo de molho não é um processo indicado

A profissional acrescenta que é fundamental trocar a água do molho antes de cozinhar, eliminando substâncias que podem causar gases.

Outro ponto apresentado pela nutricionista é cozinhar o feijão em panela de pressão, o que pode acelerar o processo e tornar os grãos mais digestíveis.

Por que comer feijão dá gases?

Segundo a nutricionista, o feijão dá gases pois é rico em fibras e contém carboidratos complexos, como os oligosacarídeos, difíceis de digerir pelo nosso organismo.

Arroz e feijão - MetrópolesA nutricionista também indica outros temperos para serem colocados no feijão, como o cominho

“Quando esses carboidratos chegam ao intestino grosso, as bactérias intestinais os fermentam, resultando na produção de gases”, acrescenta. “Essa fermentação é um processo natural, porém, pode causar desconforto em algumas pessoas, especialmente se não estão acostumadas a consumir fibras regularmente.”

Dicas para o preparo do feijão

Lorena aponta que ao, preparar o feijão, é importante escolher grãos de boa qualidade e verificar se não há grãos danificados ou pedras.

“Deixe os grãos de molho e troque a água. Adicione temperos naturais, como cominho ou louro, durante o cozimento, para dar sabor ao feijão. Cozinhe até ficar macio”, encerra.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.