Alerta: sexta pode ter fortes temporais em SP e RJ. Confira cidades

Um forte temporal deve atingir alguns municípios no litoral do Rio de Janeiro e São Paulo nesta sexta-feira (23/5). Os volumes acumulados das precipitações podem chegar a 80 mm.


Temporais

  • A meteorologia faz um alerta para o litoral de São Paulo, no qual áreas como Itanhaém, Peruíbe, Mongaguá, Bertioga podem registrar acumulados de até 80 mm.
  • No Rio de Janeiro as regiões de Paraty, Mambucaba, Angra dos Reis e Mangaratiba também estão sob alerta, podendo ter acumulados de até 50 mm.
  • A Climatempo reforça o perigo de chuva frequente com risco alto de transtornos de Ubatuba (SP) até a região de Angra dos reis (RJ). Essa faixa pode ter mar agitado e com risco de resseca, com ondas de 2 a 2,5 metros.

A previsão da Climatempo destaca para a possibilidade de chuva fraca e isolada no Espírito Santo. Já no interior de São Paulo e em todo o estado de Minas Gerais, o sol predomina, sem influência da frente fria.

No Sul, a infiltração de umidade vinda do oceano favorece a ocorrência de chuva fraca e contínua no leste do Paraná e de Santa Catarina. A previsão destaca que o Rio Grande do Sul terá predomínio de sol, mas com temperaturas baixas devido à ação de uma massa de ar frio de origem polar.

Um bloqueio atmosférico segue atuando intensamente no Centro-Oeste, mantendo o tempo seco e quente. A umidade relativa do ar atinge níveis críticos, abaixo dos 30% no período da tarde, especialmente no sul do Mato Grosso, no centro-norte do Mato Grosso do Sul, além de Goiás e do Distrito Federal.

As pancadas de chuva continuam presentes no litoral do Nordeste. O destaque vai para a faixa entre o sul da Bahia e o litoral de Pernambuco, incluindo as capitais Salvador, Aracaju, Maceió e Recife, onde há previsão de chuva contínua, com moderada a forte intensidade.

Na Região Norte, o destaque é para o noroeste do Amazonas, todo o estado de Roraima e o norte do Amapá, onde há alerta para temporais. No centro-oeste do Acre, no sul e centro-sul do Amazonas e no centro-norte do Pará, a chuva ocorre na forma de pancadas, que podem ser de moderada a forte intensidade.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.