Alunos da Emef Guajuviras participam de atividades de conscientização ambiental

Alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Guajuviras receberam nesta quinta-feira (22) a visita da unidade móvel, batizada de Capimóvel, do projeto Estação Ambiental Braskem. A ação integra a terceira edição da Semana Municipal de Incentivo à Reciclagem de Canoas.

Turmas do 1º ao 5 ano participaram da ação



Turmas do 1º ao 5 ano participaram da ação

Foto: Paulo Pires/GES

As turmas do 1º ao 5º ano participaram de atividades lúdicas e pedagógicas para estimular a conscientização de crianças e adultos em temas como biodiversidade e preservação dos recursos naturais. Os estudantes também assistiram à palestra educativa ambiental.

“Todas as atividades têm uma abordagem lúdica e dinâmica. O objetivo é estimular o aprendizado sobre a importância da biodiversidade e boas práticas para um consumo e pós-consumo responsável dos materiais e dos recursos naturais”, explica o educador ambiental Fernando Bertoldi.

Integrante da direção pedagógica da Secretaria Municipal da Educação, Laila Muhd, destaca a importância de projetos de conscientização ambiental.

“Eles aprenderam sobre o ciclo da reciclagem, a importância da separação do lixo, dos cuidados que devem ter com o habitat natural dos animais, entre outros ensinamentos valiosos”, salienta.

O pequeno Felipe Machado Silveira, 9 anos, ficou encantado com a experiência imersiva.

“Gostei muito. Teve música, brincadeira, jogos e tiramos foto com a capivara [pessoa com fantasia]. Na palestra, ensinaram sobre várias coisas, entre elas, o tipo de lixo que vai em cada cor de lixeira”, completa.

Sobre o projeto Estação Ambiental Braskem

O projeto é desenvolvido em escolas, universidades e entidades como APAEs, lares de idosos e casas de acolhimento de crianças e adolescentes. Podem participar instituições de municípios localizados em um raio de até 40 quilômetros do Polo Petroquímico de Triunfo, incluindo cidades como Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Montenegro e Nova Santa Rita.

Entre jogos e atividades sensoriais que incluem até o uso da Realidade Virtual (RV), a agenda proposta pelo projeto é homologada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e faz uso de exemplos oriundos da área que dá nome ao projeto, localizada no entorno do Polo Petroquímico de Triunfo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.