FRAUDE NO INSS: Aposentados e pensionistas poderão buscar ajuda nas agências dos Correios; confira a partir de quando

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que podem ter sido vítimas de descontos não autorizados feitos por entidades associativas poderão buscar atendimento nas agências dos Correios.

A medida, anunciada nesta quinta-feira (22), passa a valer a partir do dia 30. 

Serviço presencial será disponibilizado com foco na população de aposentados e pensionistas que não tem acesso à tecnologia | abc+



Serviço presencial será disponibilizado com foco na população de aposentados e pensionistas que não tem acesso à tecnologia

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

CLIQUE PARA LER: Veja o calendário de pagamento do ressarcimento a vítimas de descontos indevidos

Atendimento presencial

O serviço presencial será disponibilizado com foco na população de aposentados e pensionistas que não tem acesso à tecnologia, afirma o presidente do INSS, Giberto Waller.

“O atendimento presencial é exclusivo nas agências dos Correios. As agências do INSS não receberão esse tipo de pedido. A gente tem uma outra demanda, uma outra finalidade para essas agências da previdência social. Mesmo porque a gente não tem a capilaridade que os Correios têm.”

IMPOSTO DE RENDA: Receita Federal abre nesta sexta-feira consulta a lote de restituição; confira quem tem direito

Segundo Waller, o INSS trabalha atualmente com um total de 1.570 agências distribuídas em pouco mais de 700 municípios grandes, onde a maioria da população tem acesso à tecnologia e, portanto, não precisaria se deslocar em busca de atendimento presencial.

“A gente está utilizando a parceria com os Correios para chegar em municípios pequenos onde há mais dificuldade no uso da tecnologia ou no uso da telefonia”, destacou o ministro, citando que a pasta disponibiliza, como canais de comunicação, o aplicativo Meu INSS, sites oficiais e o número de telefone 135.

NOVA TARIFA SOCIAL: Benefício zera a conta de luz para milhões de brasileiros; saiba quem terá direito à energia grátis

Documento de identificação ou procuração

O aposentado ou pensionista precisa apenas de um documento de identificação para ser atendido em uma agência dos Correios. Em casos de pessoas acamadas ou com dificuldade de deslocamento, é possível que uma terceira pessoa compareça ao local, desde que portando uma procuração.

“A pessoa com a procuração, não vai ter a possibilidade de mudar nenhum dado cadastral – [a visita à agência] é somente para fazer a consulta se houve ou não desconto”, destacou o presidente do INSS.

“A ideia é que os Correios, ao receberem essa pessoa, façam o atendimento, abram a tela informando se houve desconto, de qual associação [foi feito o desconto], e se foi autorizado ou não. Ela fecha a manifestação automaticamente, recebe um protocolo com número, horário e data. Isso vai ter uma importância depois”, completou.

CONCURSO PÚBLICO: Veja o edital das vagas na PF com salários até 26,8 mil

11 milhões já fizeram consulta

Mais de 11 milhões de brasileiros fizeram consulta aos canais do governo para saber se tiveram descontos ou não. De acordo com Waller, 1,91 milhão de pessoas identificaram descontos em seus benefícios e responderam à pergunta feita pelo INSS sobre se essa dedução foi autorizada ou não.

Waller disse que 1,87 milhão de pessoas afirmaram que não deram aval ao desconto, enquanto apenas 40 mil autorizaram. Os dados foram divulgados hoje, em entrevista coletiva concedida ao lado o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz.

Com informações de Agência Brasil e Estadão Conteúdo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.