Frente Parlamentar da Causa Animal é lançada em Campo Bom com foco regional

Na noite de quarta-feira (21), a Câmara Municipal de Campo Bom sediou o lançamento da Frente Parlamentar Suprapartidária da Causa Animal da região metropolitana e Vale do Sinos. Composta por vereadores e protetores da causa animal, a iniciativa busca unir municípios em torno de políticas públicas integradas e mais efetivas voltadas à proteção e ao bem-estar animal.

Vereadores e ativistas lançam Frente da Causa Animal com foco metropolitano | abc+



Vereadores e ativistas lançam Frente da Causa Animal com foco metropolitano

Foto: Divulgação

A Frente será presidida pela protetora Tânia Regina Henkel, de Nova Hartz, e terá como vice-presidente o vereador Cris Moraes (PV), de Canoas. A vereadora Kayanne Braga (PDT), presidente da Câmara de Campo Bom, assumiu o cargo de secretária de organização.

Kayanne Braga (PDT), Tânia Regina Henkel e Cris Moraes (PV) serão responsáveis pela articulação dos trabalhos da Frente | abc+



Kayanne Braga (PDT), Tânia Regina Henkel e Cris Moraes (PV) serão responsáveis pela articulação dos trabalhos da Frente

Foto: Divulgação

“Para nós foi um marco na história da causa animal no Rio Grande do Sul, um importante passo na construção de uma política regional integrada em defesa dos animais. Estamos construindo uma frente sólida, unida e determinada. A causa animal precisa de união, diálogo e ação — e é isso que estamos fazendo, além de fomentar a criação de outras frentes em cada região do Estado”, declarou Cris Moraes.

Segundo ele, a composição da Frente reflete a união entre diferentes setores da sociedade civil e do poder público.

O lançamento contou com a presença de vereadores que atuam na defesa da causa animal de diversos municípios, incluindo Novo Hamburgo, Sapiranga, Montenegro e Sapucaia do Sul. Também participou do evento Vanessa Negrini, diretora do Departamento de Proteção e Defesa dos Animais (DPDDA) do Ministério do Meio Ambiente, representando o governo federal.

Propostas iniciais

De acordo com Kayanne Braga, o grupo já nasce com objetivos bem definidos. Entre as principais propostas está o pedido ao governo estadual para a retomada e ampliação do programa “Melhores Amigos – Bicho Sente como Gente”, lançado em 2021 com foco na proteção animal.

Também está na pauta a criação de cartórios especializados no recebimento de denúncias de maus-tratos, funcionando de maneira integrada com a Polícia Civil. Como exemplo prático, Kayanne citou a Delegacia Amiga dos Animais de Campo Bom, que já resultou em prisões e apreensões em casos envolvendo rinhas de galo e tráfico de animais silvestres. A intenção é replicar esse modelo em outros municípios da região.

Diálogo com o Estado e aplicação de recursos

Os parlamentares envolvidos na Frente pretendem ainda buscar reuniões com o governador Eduardo Leite (PSD), o vice-governador Gabriel Souza (MDB) — que é médico veterinário —, além das secretarias estaduais de Segurança Pública e Meio Ambiente.

Um dos principais objetivos é assegurar a correta aplicação dos recursos destinados à causa animal por meio da Consulta Popular de 2024. “Queremos garantir que os recursos cheguem ao seu destino e sejam aplicados com responsabilidade, conforme a decisão da população nas votações da Consulta Popular”, afirmou Kayanne.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.