Jovens da Santo Afonso conquistam medalhas no Estadual de Judô em Caxias do Sul

Seis adolescentes do bairro Santo Afonso, em Novo Hamburgo, conquistaram medalhas no Campeonato Estadual de Judô, realizado no sábado (10), em Caxias do Sul. Os atletas são atendidos pela Ação Encontro da Abefi, em parceria com a Gaba Artes Marciais e o Colégio Sinodal da Paz.

  • SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!

Gustavo, Brian, Jeniffer, Ana Carolina, Giovana e Mateus com o Sensei João | abc+



Gustavo, Brian, Jeniffer, Ana Carolina, Giovana e Mateus com o Sensei João

Foto: Divulgação

Gustavo Napivoski (15 anos), Brian Felipe Duarte (17), Jeniffer Éllen (16), Ana Carolina Machado (14), Giovana Feijó (13) e Mateus Cândido (17) competiram com judocas de diversas regiões do Estado e subiram ao pódio em suas categorias. Mais do que o resultado nas lutas, a participação dos jovens é vista como parte de um processo de desenvolvimento pessoal e social promovido pelo projeto.

De acordo com o diretor da Ação Encontro, José Felipe da Silva, o judô é trabalhado como uma ferramenta de educação integral. “Vai muito além da atividade física. Para os adolescentes, o judô representa uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento pessoal, social e emocional”, afirma.

Segundo ele, a prática regular contribui para aspectos físicos como força, equilíbrio e resistência, mas também fortalece a autoestima, a confiança e o senso de responsabilidade. “Por meio do judô, os educandos aprendem valores essenciais como disciplina, respeito, autocontrole, perseverança e trabalho em equipe.”

A vivência no campeonato estadual também é destacada como parte importante desse processo. “Participar de uma competição como essa é vivenciar o espírito esportivo, enfrentar desafios e celebrar conquistas. Estimula o pertencimento e o comprometimento com o esporte, além de permitir o contato com outros atletas em um ambiente saudável”, avalia o diretor.

O projeto Ação Encontro, com atuação no bairro Santo Afonso, promove atividades socioeducativas com foco na formação de crianças e adolescentes, por meio de ações que incluem esporte, cultura e educação.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.