Novo Hamburgo regulamenta Lei de Inovação; entenda quais são as novidades

Um decreto assinado nesta quarta-feira (21) regulamenta a Lei Municipal da Inovação em Novo Hamburgo, criando novos mecanismos de incentivo à inovação na cidade.

Decreto foi assinado nesta quarta pelo prefeito e as secretárias Daiana e Andrea | abc+



Decreto foi assinado nesta quarta pelo prefeito e as secretárias Daiana e Andrea

Foto: Débora Ertel/PMNH

Uma das novidades é o Sistema Municipal de Inovação (SMI-NH). Ficam criados também o Fundo Municipal de Inovação (FINH) e o programa Sandbox Novo Hamburgo, que é um ambiente regulatório experimental que permitirá testar soluções tecnológicas em condições especiais e com segurança jurídica.

As iniciativas buscam integrar o setor público, a iniciativa privada, universidades e a sociedade civil na construção de políticas e projetos que impactem positivamente a vida dos hamburguenses. A nova política pública abre a cidade para startups, aceleradoras, incubadoras e empresas com perfil inovador.

  • Sindicância denuncia abuso de vereador em visitas polêmicas a UPAs da cidade

“Esta regulamentação será um propulsor para o desenvolvimento de Novo Hamburgo. É o resultado de uma construção conjunta. Além disso, será uma ferramenta importante para além dos quatro anos, um legado para o futuro da cidade”, destaca o prefeito Gustavo Finck (PP).

Além de Finck, assinaram o decreto as secretárias Daiana Monzon, de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, e Andrea Schneider Pascoal, de Gestão, Governança e Desburocratização.

Entre as ações práticas do decreto está a criação do Fundo Municipal de Inovação (FINH), que contará com recursos públicos e privados destinados a apoiar projetos inovadores, programas de capacitação, modernização da gestão pública e desenvolvimento de soluções tecnológicas.

  • Tendências do SXSW e do Web Summit Rio em pauta em Sapiranga

Segundo Daiana, a criação do fundo era uma demanda presente desde o início do ano. “Este era o estímulo que a cidade precisava para investir em inovação. Poderemos receber recursos privados e públicos para promover o desenvolvimento e auxiliar empresas e startups a crescerem”, salienta.

Além disso, o programa Sandbox Novo Hamburgo permitirá que empresas testem produtos e serviços em ambientes reais, antes de registrá-los, com acompanhamento técnico e institucional. Hoje, não existe essa possibilidade em Novo Hamburgo.

Essas iniciativas terão como base física e institucional o Novo Hamburgo Centro de Inovação e Tecnologia (NHCIT). O centro também atuará na incubação e aceleração de startups, apoiando a formulação e avaliação de políticas públicas inovadoras. Ainda existe a possibilidade do Sandbox ser estendido a outros locais por meio de parceria com o NHCIT.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.