Putin ordena construção de zona-tampão entre Rússia e Ucrânia

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, ordenou a criação de “zonas-tampão” ao longo da fronteira com a Ucrânia. A decisão, que visa estabelecer áreas de segurança para o território russo, foi anunciada nesta quinta-feira (22/5).

“Nós aprovamos a criação de uma zona de segurança necessária ao longo da fronteira russa “, disse Putin durante reunião com membros do governo russo. “Nossas Forças Armadas estão trabalhando ativamente para cumprir essa tarefa”.

O líder russo, no entanto, não deu maiores detalhes sobre a criação da zona de segurança. Nem se ela será implementada dentro do território da Rússia, ou em partes ocupadas — ou visadas — na Ucrânia.

Putin apenas citou as recentes incursões militares ucranianas nas regiões de Kursk, Belgorod e Bryansk, dentro do território russo, como justificativa para a medida.


 

Negociações de paz

  • A ordem de Putin surge em meio ao fracasso das últimas negociações de paz entre Rússia e Ucrânia, na Turquia.
  • Na última rodada de diálogos, mediada pelo governo turco, os representantes de Moscou e Kiev não chegaram a um consenso. A Rússia reforçou que não aceitará nenhuma proposta que não inclua o reconhecimento formal da anexação de quatro regiões ucranianas — Donetsk, Luhansk, Zaporíjia e Kherson. A Ucrânia, por sua vez, considera esse ponto inegociável, defendendo a integridade territorial plena e o fim da ocupação russa.
  • Nessa terça-feira (22/5), o Kremlin afirmou que uma lista de exigências para um possível cessar-fogo está sendo preparada.  No início da semana, o telefonema entre o líder russo, Vladimir Putin, e o presidente norte-americano, Donald Trump, deu início a nova rodada de negociações para uma possível trégua na guerra que perdura três anos no Leste Europeu.
  • Durante a conversa, Putin propôs a elaboração de um memorando com pontos-chave para um possível tratado de paz. A proposta incluiria os princípios de uma solução negociada, o momento adequado para a implementação e a possibilidade de um cessar-fogo temporário, caso haja consenso entre as partes.

Sinalização estratégica

O anúncio das zonas-tampão indica que o Kremlin pretende estabelecer uma nova linha de contenção em áreas próximas à fronteira, para proteger regiões russas vulneráveis a ataques de drones, artilharia e forças especiais ucranianas. A medida deve servir para consolidar zonas ocupadas e preparar o terreno para uma futura ofensiva mais profunda no leste da Ucrânia.

Em 2024, a Ucrânia declarou pretender criar uma zona de segurança na região fronteiriça, mas não avançou na questão.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.