VÍDEO: Cinco comércios de sucatas são alvo de fiscalização para coibir furtos de fios e receptação de cobre em Novo Hamburgo

A cidade de Novo Hamburgo foi o foco, nesta quinta-feira (22), de mais uma etapa da operação Fios e Cabos, realizada pela Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul (SSP-RS). A ação tem como objetivo combater furtos e roubos de fios e cabos de energia elétrica e de telecomunicações no Vale do Sinos, além de coibir a receptação desses materiais, especialmente o cobre, que possui alto valor de revenda.

Operação da SSP-RS agiu em Novo Hamburgo nesta quinta-feira (22) | abc+



Operação da SSP-RS agiu em Novo Hamburgo nesta quinta-feira (22)

Foto: Isaías Rheinheimer/GES-Especial

Em Novo Hamburgo, cinco estabelecimentos que atuam no setor de sucata foram fiscalizados. Três locais foram vistoriados no bairro Canudos, uma no bairro Liberdade e a quinta, no bairro Rincão.

LEIA: Retirada do útero, febre persistente e dores constantes: Mãe narra angústia em atendimento de adolescente de 16 anos que morreu no hospital

Não foram identificadas irregularidades criminais nos locais vistoriados. No entanto, alguns estabelecimentos foram notificados no âmbito administrativo, por questões relacionadas ao Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI) e infrações ambientais. Os responsáveis deverão regularizar as situações junto aos órgãos competentes.

“Recebi a visita deles [força-tarefa] e disseram que está tudo certo, mas que preciso providenciar a licença ambiental para continuar aberto. Vou procurar a Prefeitura para fazer esse encaminhamento”, revela o proprietário de uma empresa de sucatas do Canudos. Ele pediu para não ser identificado.

YouTube Video

CONFIRA TAMBÉM: Alunos denunciam agressões e trotes violentos no internato do Colégio Agrícola

A operação Fios e Cabos já foi realizada em outras cidades da região e integra uma estratégia mais ampla da SSP-RS para combater crimes que impactam diretamente a oferta de serviços essenciais à população, como o fornecimento de energia elétrica e telecomunicações.

“Atuamos com base nos indicativos das operadoras e, por meio das nossas vinculadas, realizamos fiscalizações em locais com suspeita de receptação. Em Novo Hamburgo, até o momento, encontramos apenas irregularidades administrativas, com autuações feitas pelo Corpo de Bombeiros e Patrulha Ambiental”, destacou o 1º tenente Gerson Jacks de Oliveira Barth, da SSP-RS, que coordenou a ação no município.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.