Abordagens em Gramado: Como dizer não e evitar estragar seu passeio na Serra gaúcha

Evitar as abordagens em Gramado, que atualmente afetam de forma negativa o passeio de turistas, pode ser uma tarefa difícil, principalmente para quem tem dificuldades em dizer não.

Porém, existem algumas dicas que vão ajudar na hora de receber um produto ou serviço que certamente não está na sua lista desejada de compras ou tarefas.

Visitantes estão reclamando de abordagens feitas em Gramado | abc+



Visitantes estão reclamando de abordagens feitas em Gramado

Foto: Mônica Pereira/GES-ESPECIAL

Neste mês, o desabafo da turista Patrícia Silveira repercutiu nas redes sociais. “Está insuportável passear em Gramado”, disse ela no Tiktok, referindo-se aos vendedores de cotas hoteleiras, que frequentemente abordam os visitantes por toda cidade, mesmo dentro de lojas ou hotéis.

O relato chegou à prefeitura do município, que quer endurecer as leis já existentes, que proíbem a prática.

Use a “palavra mágica”

No entanto, se não quer ser incomodado, a forma mais fácil é dizer uma palavra mágica: “não”.

Seja por insegurança ou medo de magoar alguém, negar algo pode ser uma tarefa complicada. A pesquisadora Sunita Sah, psicóloga organizacional e professora na Universidade Cornell, nos Estados Unidos, deixa algumas dicas.

Poder da pausa: pense antes de aceitar

Uma das maneiras de decidir pelo não é tentar usar sempre o que a pesquisadora chama de “poder da pausa”.

Se conseguir pausar antes de apenas aceitar, e especialmente se puder ficar distante fisicamente, vai ajudar. Principalmente se for aceitar somente por pressão social.

Treine

Nem todas as vezes, como nas abordagens em Gramado, será possível apenas se distanciar para pensar melhor. Então, uma forma de aprender a negar é treinar.

Primeiro, é preciso antecipar as situações em que vai ser necessário dizer não. Assim é mais fácil fazer um script da conversa e treinar como responder aos diálogos até conseguir negar com firmeza.

Entenda o seu não

Entender por que você quer dizer não para o pedido ou durante uma situação, pode ajudar a se manter firme nas próprias convicções.

Por que as pessoas têm dificuldade em dizer “não”

A pesquisadora afirma que existem muitos motivos para a dificuldade em dizer não, mas um dos principais é a pressão social. E isso vai desde situações mais sérias até apenas durante uma conversa fiada.

Fontes: Psychology Today e American Psychological Association.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.