Atendidos pelo Projeto Movimenta Canoas realizam aula de natação

Em continuidade ao Projeto Movimenta Canoas, atendidos pelo programa, realizaram aula de natação nesta sexta-feira (23), no espaço poliesportivo do Colégio La Salle. A ação é uma sequência de atividades voltadas a crianças, adolescentes e jovens com deficiência, promovendo inclusão por meio do esporte.

Lucas Ortiz participa das aulas há quase dois anos



Lucas Ortiz participa das aulas há quase dois anos

Foto: Paulo Pires/GES

Deise Ortiz, 50 anos, conta sobre os avanços do filho, Lucas Ortiz, 11, desde o início das aulas.

“O Lucas tem autismo nível 1. Ele participa há quase dois anos e é perceptível a evolução. Houve uma melhora do comportamento. Está mais calmo e ágil. A interação com as pessoas e os ambientes também progrediu”, revela a moradora do bairro Mathias Velho.

Segundo o coordenador de Paradesporto, Maurício Lang, a iniciativa visa oportunizar o esporte para canoenses com deficiências físicas, intelectuais e visuais, com idade entre 7 e 35 anos.

“Nas aulas de natação, são 18 atendidos nas terças e quintas-feiras. É uma parceria. O Colégio La Salle oferta o espaço sem custo para o Município, que disponibiliza os profissionais para realizar o atendimento. O mesmo ocorre com a Ulbra [Universidade Luterana do Brasil]”, explica.

O coordenador revela a alta demanda no Movimenta Canoas. Além da natação, o projeto disponibiliza outras modalidades esportivas adaptadas, como vôlei, handebol, atletismo, judô e futsal para cegos – nas categorias masculina e feminina.

“Ainda há vagas disponíveis para o judô e o atletismo. Já nas demais modalidades, há uma lista de espera”, diz.

Conforme o coordenador, os interessados em participar do Movimenta Canoas devem procurar a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), localizada na Rua Quinze de Janeiro, 193, salas 901/902 – Centro. A sede da Smel funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. Para mais informações, ligue (51) 3236-1909.

O secretário de Esporte e Lazer, Luciano de Oliveira, enfatiza a importância do projeto.

“A inclusão por meio do esporte é o melhor caminho para fortalecer os vínculos entre crianças, adolescentes e adultos, promovendo aceitação, respeito e integração em todos os ambientes escolares. Esse é o foco do nosso trabalho”, conclui.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.