Choro, rock, pagode, forró, exposições e mais: o que fazer no DF

Se você é do DF ou está por aqui procurando algo para fazer neste fim de semana (23 a 25/5), pode se preparar, pois o quadradinho está recheado de atrações para todos os gostos.

De grandes shows a programação para toda a família, opções não faltam para aproveitar cada dia do fim de semana.

Confira os destaques da agenda cultural do Metrópoles:

Sexta-feira (23/5)

O terceiro dia e fechamento do Metrópoles Fashion & Design (MFDF) 2025 vai agitar o Museu Nacional. O festival celebra a cena criativa do Distrito Federal, reunindo moda, arte, música e gastronomia. O destaque vai para as apresentações do DJ A e do Confronto Soundsystem, que animam o espaço com sets e performances. A entrada é gratuita.

Às 19h30, o Teatro Nacional Cláudio Santoro será tomado pelo humor e irreverência de Silvetty Montilla, uma das maiores referências da arte drag no Brasil. A artista é a convidada da terceira edição do projeto Comédia Drag, promovido pelo coletivo Distrito Drag. A entrada é gratuita, mas os ingressos devem ser reservados pelo link que está no Instagram oficial do projeto.

O público também pode visitar, até esta sexta-feira (23/5), a exposição Todas as Coras pelo Brasil, uma homenagem à poetisa Cora Coralina. A mostra acontece no Centro de Educação Profissional Miguel Setembrino, do Senac DF (Setor Comercial Sul), das 9h às 18h, com entrada franca, celebrando a trajetória literária de Cora e aproximando sua obra de novos públicos.

A noite de sexta também marca a abertura da 26ª edição do Porão do Rock, um dos maiores festivais de música independente do país. Nesta primeira noite, os destaques ficam por conta das apresentações de Sepultura, CPM 22 e Raimundos. Ingressos aqui.

4 imagensSamba da Tia ZéliaO Calcinha Preta disponibilizou, de maneira completa, o DVD AtemporalThiaguinhoFechar modal.1 de 4

Performers do Delírio Circense no Metrópoles Fashion e Design

Nina Quintana/Metrópoles2 de 4

Samba da Tia Zélia

Reprodução/Redes Sociais3 de 4

O Calcinha Preta disponibilizou, de maneira completa, o DVD Atemporal

Reprodução/Instagram4 de 4

Thiaguinho

Reprodução/ Instagram

Sábado (24/5)

No sábado, a programação começa com o Piquenique Chorão, às 11h, no Clube do Choro, um programa gratuito e pensado para crianças e toda a família. A atração é o espetáculo Papo de Lixo, que combina música e teatro em uma experiência lúdica e educativa ao ar livre, ideal para aproveitar a manhã brasiliense. Evento gratuito.

A maratona do Porão do Rock continua no sábado (24/5) com mais uma noite recheada de atrações. Entre os destaques do dia estão as apresentações internacionais e nacionais de peso, como Stone Temple Pilots, BaianaSystem, Matanza e Terno Rei, consolidando a diversidade sonora do festival, que vai do punk e hardcore ao indie e ao metal. Ingressos aqui.

À noite, o público poderá curtir também o show da banda Calcinha Preta, um dos ícones do forró eletrônico, que se apresenta no Festival Atemporal, a partir das 19h, na Arena BRB Nilson Nelson. O espetáculo promete emocionar os fãs com clássicos do grupo e um repertório cheio de sucessos, misturando nostalgia e romantismo. Ingressos aqui.

Outro destaque do sábado é a celebração do Samba da Tia Zélia, que completa três anos de existência. A festa começa a partir das 13h, na Vila Planalto, com muita música, dança e comida típica, mantendo viva a tradição do samba em um ambiente acolhedor e festivo, que reúne sambistas locais e convidados especiais.

Domingo (25/5)

No domingo, o Cine Brasília exibe, às 18h, o filme Desmemórias, produção gravada na capital federal e que será lançada com exclusividade na cidade. O longa aborda o tema do esquecimento e suas consequências, especialmente em pessoas que sofrem de doenças como Alzheimer. A trama mistura realismo e lirismo ao acompanhar a protagonista Narcisa em uma jornada entre lembranças e devaneios. A exibição é aberta ao público.

Mais cedo, às 16h, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de Brasília recebe o grupo Choro Livre e convidados para uma apresentação especial ao lado de Alfredo Del Penho. O evento é indicado para todas as idades e celebra o choro, um dos gêneros musicais mais importantes da cultura brasileira.

Para ver mais opções do que fazer na cidade, clique aqui e acesse a agenda cultural do Metrópoles.

16

Adicionar aos favoritos o Link permanente.