Ford F-150 Tremor é uma guitarra bem afinada para o off-road

O Death Metal é um subgênero do Heavy Metal, cujas principais características são os vocais guturais e a velocidade das músicas. Transportando isso para o mundo das caminhonetes full-size, a Ford F-150 Tremor chegou ao nosso mercado com um visual sombrio e aprimoramentos que os olhos não veem, mas a alma sente. E percebe muito!

Não pense que se trata apenas de mudanças visuais — muita engenharia foi aplicada para superar as adversidades do fora de estrada. A designação Tremor surgiu pela primeira vez em 2002, nos Estados Unidos, na Ranger, como uma série limitada a seis mil unidades. Contudo, o nome retornou na F-150 em 2013 e 2014, com cabine simples e caçamba curta.

A abordagem da linha Tremor mudou completamente a partir de 2019, quando foi lançada com foco no off-road pesado para as configurações Super Duty dos modelos F-250 e F-350 — um pacote que podia ser adicionado às versões XLT, Lariat, King Ranch ou Platinum. Já a Ford F-150 Tremor surgiu como versão própria na linha 2021.

Agora é a vez do Brasil receber a Ford F-150 Tremor, com preço de R$ 580.000 — ou seja, R$ 20.000 a mais que as versões Lariat e Lariat Black, que custam R$ 560.000. Mas quais são os atributos que a caminhonete Full Size oferece para enfrentar a Ram 1500 Laramie, a Laramie Night Edition e a Chevrolet Silverado High Country? Veremos!

Ford F-150 Tremor parada de lateral com lago e montanha ao fundo
Ford F-150 Tremor [Auto+ / Rafael Pocci Déa]

Os diferenciais externos da Ford F-150 Tremor

A Ford F-150 Tremor aposta em um visual de poucos amigos em relação às irmãs F-150 Lariat e F-150 Lariat Black. Do lado de fora, para deixar elas — e a concorrência — tremendo de medo, os diferenciais aparecem na dianteira: grade frontal tipo colmeia, faróis com máscaras negras e para-choque exclusivo, com ângulo de ataque de 28º.

Outros diferenciais estão na maior altura em relação ao solo, de 27,7 cm, nos ângulos de transposição em rampa, de 21º, no ângulo de saída, de 24,1º, e na capacidade de imersão, de 600 mm. Para efeito de comparação, a Ford F-150 Lariat conta com ângulo de entrada de 24,3º e altura livre do solo de 23,9 cm.

Frente da Ford F-150 Tremor cinza
Ford F-150 Tremor [Auto+ / Rafael Pocci Déa]

Ao contrário das configurações F-150 Lariat e F-150 Lariat Black, que usam rodas de 20 polegadas, na Tremor o conjunto é de 18 polegadas envoltos por pneus de medidas 275/70 All-Terrain Plus para oferecer uma maior capacidade de tração no fora de estrada. Mas, o grande diferencial está na engenharia para superar os obstáculos do off-road.

As suspensões usam molas e amortecedores exclusivos, além de uma nova barra estabilizadora e geometria de direção repensada, com nova manga de eixo dianteiro. O resultado, aos olhos, é uma caminhonete full-size parruda, com uma postura muito distinta das irmãs.

Ford F-150 Tremor cinza parada de frente com lago ao fundo
Ford F-150 Tremor [Auto+ / Rafael Pocci Déa]

O que muda na cabine da Ford F-150 Tremor?

Esse olhar intimidador da Ford F-150, conquistado pelas mudanças externas, se repete na cabine. Ao abrir a porta, impressiona a qualidade dos materiais e dos arremates aplicados no acabamento. O tom laranja aparece nas costuras do volante e também nos bancos, que trazem a inscrição Tremor nos encostos dianteiros e traseiros.

A posição de dirigir é conquistada rapidamente por conta dos ajustes elétricos dos bancos frontais (dez posições para o motorista e oito para o carona), da coluna de direção em altura e profundidade, além dos pedais do freio e do acelerador. Além disso, outra comodidade está nos bancos frontais com aquecimento/refrigeração e o traseiro aquecível.

Painel da Ford F-150 Tremor
Ford F-150 Tremor [Auto+ / Rafael Pocci Déa]

O conjunto de telas é composto pelo quadro de instrumentos totalmente digital e multimídia SYNC 4 com Android Auto e Apple CarPlay, ambos com 12 polegadas. Igual a Ranger Raptor, há seis comandos customizáveis no teto para serem utilizados para o funcionamento de acessórios, como luzes auxiliares ou reboque, por exemplo. 

A alavanca seletora de marchas do câmbio automático de dez marchas pode ser recolhida eletricamente abrindo espaço para o apoia braços virar uma mesa para aumentar a versatilidade na hora de fazer anotações ou utilizar um notebook. E a amplitude do habitáculo é aumentada pelo teto solar panorâmico elétrico.

Porrada na orelha

Sob o capô, o V8 5.0 Coyote naturalmente aspirado é combinado à caixa automática de dez marchas, entregando 405 cv a 6.000 rpm e 56,7 kgfm a 4.250 rpm. Embora seja menos potente e torcudo que a Ram 1500, equipada com um seis cilindros em linha 3.0 biturbo de 426 cv e 64,8 kgfm, nada no mundo supera o som de um oito cilindros em V.

O ronco borbulhante passa a gutural ao pressionar o pedal do acelerador, e a caminhonete full-size ganha velocidade sem titubear. À frente dos olhos, o longo capô, e a sensação ao volante é que a Ford F-150 Tremor não tem dimensões gigantescas, pois a manobrabilidade faz com que pareça menor do que realmente é!

Ford F-150 Tremor cinza parada de frente e vista do alto
Ford F-150 Tremor [Auto+ / Rafael Pocci Déa]

A dirigibilidade é favorecida pelo novo conjunto de suspensões. A engenharia aplicada proporcionou uma caminhonete amigável no asfalto, ligeiramente mais firminha em relação às versões Lariat e Lariat Black. Além disso, os pneus all-terrain, na medida 275/70, rodam silenciosos, sem transmitir ruídos para o interior.

Porrada na orelha também no fora de estrada

Estão disponíveis os modos de tração 4×2, 4×4, 4×4 com reduzida e 4×4 Auto, além de sete modos de condução: Normal, Eco, Esportivo, Escorregadio, Off-Road, Rock Crawl e Rebocar/Transportar. Eles alteram determinados parâmetros da caminhonete full-size, como as respostas do motor V8 e da transmissão de dez marchas.

Toda essa pegada heavy metal da Ford F-150 Tremor aparece principalmente ao sair da estrada. É nessa situação que toda a engenharia aplicada surge, e a caminhonete full-size ignora as irregularidades do piso. Não apenas supera com facilidade as adversidades, como também impressiona pela capacidade de tração no off-road.

Ford F-150 Tremor cinza parada de traseira
Ford F-150 Tremor [Auto+ / Rafael Pocci Déa]

Isso ficou evidente durante os trajetos que encaramos na Patagônia Argentina. O bom comportamento no asfalto se repete no fora de estrada, e o conjunto de suspensões suporta a pancadaria sem transmitir solavancos aos até cinco ocupantes. Aliás, impressiona a forma como as molas e amortecedores comprimem e devolvem a suspensão.

Nada de batidas secas, mesmo ao passar por caixas de ovos ou depressões. Sem dúvidas, as suspensões são o grande destaque da Ford F-150 Tremor em comparação à Ram 1500 Laramie e à Chevrolet Silverado. Para facilitar a vida do motorista, a caminhonete full-size ainda vem equipada com alguns recursos para beneficiar a condução.

Ford F-150 Tremor [Auto+ / Rafael Pocci Déa]

Tecnologia da Ford F-150 Tremor

A Ford F-150 Tremor oferece alguns recursos para facilitar a vida do motorista. Um deles é o bloqueio eletrônico do diferencial traseiro, o diferencial dianteiro Torsen com escorregamento, além do assistente de curva off-road. Este último diminui o raio de giro, auxiliando em curvas fechadas.

Outro recurso é o piloto automático Off-Road, que controla a aceleração e o freio, bem como maximiza a tração em subidas/descidas e operação no fora de estrada e em velocidades de até 32 km/h. Igual aos carros elétricos, também possibilita guiar utilizando apenas o pedal do acelerador (One Pedal Drive).

Traseira da Ford F-150 Tremor
Ford F-150 Tremor [Auto+ / Rafael Pocci Déa]

Já para quem irá rebocar uma carreta o assistente Pro Trailer auxilia em manobras tanto com o reboque engatado quanto ao engatar ao trailer. Ele ajuda a alinhar e detectar o reboque da mesma forma que controla a oscilação. Sem dúvidas, uma praticidade, que também é vista na porção central da tampa da caçamba com abertura independente.

O compartimento de cargas tem capacidade de 1.370 litros, e a Ford F-150 Tremor vem equipada com o Pro Power On Board, que oferece uma tomada dupla de 120V e 20A, possibilitando o uso simultâneo de até 2.000W — seja para ligar um aquecedor elétrico, uma serra elétrica, uma geladeira, ou até uma cafeteira e televisão.

Caçamba Ford F-150 Tremor
Ford F-150 Tremor [Auto+ / Rafael Pocci Déa]

Segurança

O pacote de segurança ativa e passiva é composto por oito airbags (dianteiros, laterais, de cortina e de joelhos), câmera 360º — sendo a traseira com detecção de objetos —, monitoramento de pontos cegos com cobertura para reboque, e uma série de assistentes para guiar esse “Titanic sobre quatro rodas”.

Entre os assistentes que equipam a Ford F-150 Tremor estão: manobras evasivas, manutenção e centralização em faixas, frenagem e detecção de pedestres, descida, cruzamentos e controlador de velocidade adaptativo com função Stop & Go.

Veredicto

A Ford F-150 Tremor é uma caminhonete full-size para quem gosta de explorar o mundo fora de estrada, ampliando suas capacidades off-road, sem descuidar do conforto ou da tecnologia voltada para a segurança dos até cinco ocupantes. Tudo isso mantendo em linha o motor V8 5.0 naturalmente aspirado, em tempos em que o downsizing dita as regras.

Com um visual matador e uma condução acertada tanto no asfalto quanto nos terrenos tortuosos do fora de estrada, é uma escolha até para quem não enfrenta terrenos difíceis. Além disso, é mais barata que a Ram 1500 Laramie (R$ 584.990) e a 1500 Laramie Night Edition (R$ 599.990).

O que você achou da Ford F-150 Tremor? Compraria a Ford ou as rivais da Ram e da Chevrolet? Compartilhe sua opinião nos comentários!


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