GRIPE AVIÁRIA: Nova cidade da região entre na lista de ocorrências suspeitas de infecção

O Ministério da Agricultura, Pecuária (Mapa) atualizou nesta sexta-feira (23) o mapa da gripe aviária no Brasil. Por ora, só estão confirmados os dois casos na região: no zoológico de Sapucaia do Sul e numa granja comercial em Montenegro.

No entanto, aumentaram as ocorrências com investigação em andamento. Agora são 12 no Brasil, sendo que uma delas é na Região Metropolitana de Porto Alegre. Fica em Capela de Santana, onde pode é pesquisada uma criação doméstica de galinhas.

SAIBA MAIS – PREVISÃO DO TEMPO: Inmet alerta para tempestade no Rio Grande do Sul; veja quando

Apesar do aumento no número de casos em apuração, somente dois são em granjas comerciais. O Mapa informou, em nota, que essas investigações de suspeitas de gripe aviária ficam em Aguiarnópolis (TO) e Ipumirim (SC) e elas continuam em andamento.

De acordo com o ministério, as análises das amostras coletadas prosseguem. “Todas as etapas estão sendo conduzidas com rigor técnico, de acordo com os padrões internacionais, e seguem como prioridades da defesa agropecuária brasileira”, afirmou a pasta.

VIU ISSO? IMPOSTO DE RENDA: Receita abre consulta para o maior lote de restituição do IR; veja se você faz parte do primeiro grupo

O ministério explicou que as análises iniciais apontaram para resultados com baixa carga viral ou possível degradação do material genético viral, o que tornou inviável o sequenciamento direto do vírus.

Nestes casos, segundo o ministério, as amostras estão sendo inoculadas em ovos embrionados com o objetivo de isolar o patógeno e aumentar a quantidade de material genético disponível para a realização de provas complementares, conforme preveem os protocolos da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).

As análises estão sendo feitas no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária em São Paulo (LFDA), referência no País para a doença. O ministério informou ainda que o mesmo procedimento já foi aplicado em 33 amostras suspeitas ao longo do último ano em um total de 1.529 amostras analisadas, cerca de 2,2% do total.

Confira os casos ainda em análise no Brasil:

  • Capela de Santana (Rio Grande do Sul) – Criação doméstica
  • Gaurama (Rio Grande do Sul) – Criação doméstica
  • Concórdia (Santa Catarina) – Criação doméstica
  • Ipumirim (Santa Catarina) – Granja comercial
  • Angélica (Mato Grosso do Sul) – Criação doméstica
  • Castelo (Espírito Santo) – Ave silvestre
  • Ilhéus (Bahia) – Ave silvestre
  • Icapuí (Ceará) – Ave silvestre
  • Salitre (Ceará) – Criação doméstica
  • Aguiarnópolis (Tocantins) – Granja comercial
  • Eldorado dos Carajás (Pará) – Criação doméstica
  • Eldorado dos Carajás (Pará) – Criação doméstica

ENTRE NA COMUNIDADE DO ABCMAIS NO WHATSAPP

Menos barreiras sanitárias

Paralelamente a isso, a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) anunciou também nesta sexta-feira que vai atuar com apenas quatro barreiras sanitárias contra a gripe aviária, em vez de sete.

Número de barreiras diminui a partir desta sexta-feira | abc+



Número de barreiras diminui a partir desta sexta-feira

Foto: Ascom/Seapi

A desmobilização se deve à conclusão da primeira etapa de vistorias nas propriedades rurais, em um raio de dez quilômetros a partir do foco em Montenegro, e à não ocorrência de novos casos.

Com funcionamento 24 horas, ficarão instaladas as duas barreiras de desinfecção em um raio de três quilômetros nas estradas vicinais, além da estrutura mais ao norte, na RS-124. A barreira de bloqueio ao foco também segue posicionada. Até o momento, 2.805 veículos já foram abordados e desinfetados.

Nesta quinta-feira (22/5), a equipe do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal manteve as atividades de educação sanitária nos municípios da região. Houve ações em 32 escolas municipais e estaduais, além de reuniões com gestores de escolas e agentes de saúde e agentes de endemias. 

CLIQUE AQUI PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER

*com informações de Estado de São Paulo

Adicionar aos favoritos o Link permanente.