Haddad: Não considerei reação do mercado ontem exagerada, diferente de dezembro

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse na manhã desta sexta-feira, 23, que não considera exagerada a má reação do mercado financeiro ao anúncio de mudanças no Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), que foi feito na quinta (22) pelo governo federal. Após essa reação negativa, o governo recuou em parte das mudanças.

“Eu não o considero exagerado. É bastante diferente do que aconteceu em dezembro quando houve anúncio da isenção do Imposto de Renda para pessoas que ganham até R$ 5 mil. Em dezembro teve aquela reação exagerada que depois acomodou”, disse o ministro em entrevista coletiva no gabinete do ministério da Fazenda em São Paulo.

Leia também

Ibovespa futuro tem leve queda após forte baixa de ontem com IOF, mas ETF EWZ cai 2%

Governo publicou novo decreto com recuo em aumento do IOF para fundos no exterior

Haddad diz que recuo no IOF buscou evitar leitura de freio a investimentos

Segundo ministro, revisão foi pontual e motivada por alertas de agentes do mercado financeiro

Haddad considerou que, após o anúncio da isenção do IR, de dezembro, houve “desinformação”, o que não ocorreu desta vez. “Ao contrário: houve uma reação informando corretamente as implicações. Se não tivesse a questão técnica, não seria revisto. Havia uma questão técnica a ser discutida. E eu repito, a Fazenda faz isso, rotineiramente.”

O pronunciamento de Haddad foi convocado nesta sexta pela manhã pelo Ministério da Fazenda. Conforme explicou Haddad, ele decidiu se pronunciar antes da abertura dos mercados para evitar novos ruídos. “Dada a repercussão, nós precisamos ser rápidos na revisão, porque, ao contrário das outras decisões que nós tomamos, nós tínhamos um tempo maior para rever”, frisou o ministro.

The post Haddad: Não considerei reação do mercado ontem exagerada, diferente de dezembro appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.